Qual o seu agora? É o do zap que apita e precisa ser respondido na hora? Talvez seja o das notificações das redes sociais, onde mesmo sem novidades a gente fica rolando a tela, enquanto as horas passam sem nos darmos conta.
Especialistas dizem que a percepção do tempo mudou. Pode ser. Mas o que sinto é falta de um tempo mais meu, sabe? Gosto do digital – que é maravilhoso, onde me conecto com vocês – mas tenho a impressão de que só ganhamos se equilibrarmos cada vez mais o virtual com o tangível. Com os cinco sentidos.
A coluna de hoje está cheia de dicas para o agora! Espero que curtam. Um beijo!
Berga na zona sul
Um evento que tem a cara de Porto Alegre é o Lagarteada, que faz parte do Roteiro de Inverno Bergamota, uma iniciativa que destaca restaurantes, bares, cafés e outras gostosuras da zona sul da Capital há pelo menos cinco anos. A ideia é do A Zona Sul é a Minha Praia, projeto que, através de roteiros e eventos, destaca uma das regiões mais agradáveis da cidade.
A Kátia Dornemann e a Denise Castro são incansáveis nessa divulgação, que, inclusive, rendeu um guia com várias opções gastronômicas e de serviços: gzh.rs/3ztScgE. E vários estabelecimentos participantes oferecem pelo menos uma receita desenvolvida com bergamota.
Para este sábado (6), tem o convite para a galera lagartear ao sol comendo uma berga no Complexo Quintal Dona Irene (Rua Armando Barbedo, 256, Tristeza). Das 12h às 18h, vai rolar por lá feira de marcas autorais, com produtos para decoração, moda e bem-estar. Além de muita gastronomia e, é claro, bergamotas – que serão distribuídas aos visitantes.
Um ano de Holandês
A Banca do Holandês completa, nessa primeira semana de agosto, um ano na Rua Pedro Ivo, 933, bairro Mont’Serrat. Em outubro, a loja do Mercado Público – onde é uma das mais tradicionais e procuradas para delicatéssen e vinhos – comemora 103 anos. A filial do bairro impressiona – são 400 metros quadrados de loja.
Além de fiambres, queijos, pastas, congelados e vinhos (muitos!), também oferece sanduíches preparados na hora para levar. Prove o colonial – com muito salame italiano e queijo tipo quark na baguete crocante. O parma, com parma, muçarela de búfala, rúcula, tomate seco e queijo quark também é uma delícia!
Fiquei um bom tempo curtindo a seleção de vinhos do mundo todo. Tem opções realmente interessantes, com uma equipe que te deixa muito à vontade para escolher – ou viajar, como é o meu caso em uma loja de vinhos. E como sempre digo, na dúvida, pergunte, pergunte, pergunte. O melhor vinho é aquele com as características que te agradam. A Banca do Holandês da Pedro Ivo funciona de segunda a sábado, das 9h às 20h.
Capitólio para a família
Neste sábado (6) e domingo (7), tem Sessão Vagalume na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1.085, Centro Histórico). Desta vez, o filme será a versão original de 101 Dálmatas, lançada em 1961 – um dos maiores clássicos da Disney. Inspirada no livro da escritora inglesa Dodie Smith, a produção foi uma das últimas animações que teve a supervisão de Walt Disney e, na época, venceu o prêmio Bafta de melhor animação.
O projeto Vagalume ainda vai exibir este ano outros títulos para a família inteira assistir. Anota aí: tem o drama infantojuvenil Antes que o Mundo Acabe (3 e 4 de setembro); os longas-metragens A Princesa e o Sapo (1º e 2 de outubro); Sherlock Jr. (5 e 6 de novembro); e A Fuga das Galinhas (3 e 4 de dezembro).
As sessões são sempre às 15h e dubladas. E o que acho super legal: antes, rolam visitas guiadas pelo prédio histórico do Capitólio, a partir das 14h30min. Os ingressos têm preços populares e custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Os pagamentos são em dinheiro ou pix. Mais informações em capitolio.org.br.