A região do bairro Rio Branco que compreende as ruas Miguel Tostes e São Manoel é cada vez mais referência de gastronomia descontraída e muito saborosa. Conheci na última semana a Trattoria Piccolo Tedesco (Rua Miguel Tostes, 758) e achei uma delícia de lugar — e de comidas. O ambiente é aconchegante, sem exageros, já que o prato principal é, realmente, a comida. As massas são frescas e preparadas com ovos caipiras pelo chef Fernando Kieling, que joga em todas as frentes: cozinha, atende telefone e fecha a conta no final da refeição.
Dica: peça o talharim ao molho de cogumelos ou o filé a parmegiana com batatas rústicas. E de sobremesa, os cannoli doces divinos. A carta de vinhos também é muito interessante, com boa opção de taças.
O restaurante funciona de quarta a quinta-feira, das 19h às 22h, e sextas, das 19h às 22h30min. Sábados, das 11h45min às 15h30min e das 19h às 22h30min, e domingos, das 11h45min às 15h30min. O perfil no Instagram é o @trattoria.piccolo.tedesco. Você pode pedir tele dos pratos e também de congelados pelo linktr.ee/piccolotedesco.
Merlot
Adoro histórias com finais felizes. Se envolverem comida ou vinhos, então, eu conto realizada. Há tempos tinha uma garrafa de Merlot Reserva Primo Fior lá na minha adeguinha. Não conhecia o rótulo, fui deixando, mas de repente resolvemos provar no almoço do último sábado. E que surpresa fenomenal. Um Merlot com presença e elegância, além de bom potencial de guarda (significa que pode ficar um tempo guardado antes de ser degustado). Fica 12 meses em barrica de carvalho francês e vai superbem com massas com molho de carne, um carreteiro ou o churrasco do fíndi. Muito versátil.
A Primo Fior é a marca de vinhos da Cooperativa Agroindustrial Pradense, de Antônio Prado. Fiquei curiosa com os outros rótulos, mas já garanti mais algumas garrafas do Merlot Reserva lá pra casa — especialmente antes de sair essa nota. O valor aproximado é de R$ 40 e pode ser adquirido direto pelo WhatsApp (54) 99994-7677. O site é vinhosprimofior.com.br e o Instagram, @vinhosprimofior.
Feira sustentável
Domingo (14), das 17h às 23h, tem Brick de Desapegos no Brita (Rua Lima e Silva, 1.037). Serão 25 marcas selecionadas oferecendo para o público muita moda vintage, retrô e também atual. As marcas destaque dessa edição, todas locais, são Madá — Brechó e Customizações, Brechó Invertido, Lua Bazar Brechó e Pra Gente que Garimpa.
Rola ainda muita cerveja artesanal, drinks e comidinhas de rua especialmente preparadas para a feira. Espaço é pet friendly. Em caso de chuva, o evento será remarcado. Acompanhe pelo Instagram @brickdedesapegos_.
Chef’s Table confirmado
Após um longo hiato devido à pandemia, o Chef’s Table está de volta a Porto Alegre de 26 de setembro a 15 de outubro (sempre de quarta a sexta-feira) no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, Três Figueiras).
O projeto tem à frente Fernanda Guimarães e Lucas Cinti e é uma verdadeira celebração da comida como expressão de arte. Serão três semanas de muitas surpresas, com experiências gastronômicas assinadas por chefs renomados do Brasil e do Exterior.
A proposta desse ano pode parecer paradoxal, mas não é: mesmo na alta gastronomia, os idealizadores propõem o desafio de voltar à essência da comida. O que realmente é importante em um prato — e também nos nossos dias? Em uma época onde viver é cada vez mais urgente, Fernanda e Lucas querem experimentar de forma cada vez mais plena os sentidos — com todo o cuidado com a segurança e saúde dos clientes.
O projeto arquitetônico do espaço, que também seguirá a temática minimal, será assinado pela Bruta Arquitetura, administrada pela arquiteta Bruna Caldas.
Informações e ingressos, em breve, em chefstable.com.br. Também no Instagram, no perfil @chefstablebrasil.