Sabemos como a moda adora se apropriar de itens típicos do universo esportivo e transformá-los em hits fashionistas. Das papetes até as jaquetas puffer, exemplos não faltam.
O fenômeno é positivo, já que, em meio a tantas tendências ousadas e propostas polêmicas, a capacidade de subverter peças básicas do nosso dia a dia e vê-las com outros olhos abre um leque de possibilidades, expandindo nossas opções e oferecendo novas maneiras de expressar nossa personalidade por meio do que vestimos.
É ainda melhor quando a atenção se volta para coisas que já temos no armário. A regata branca canelada teve seu momento de glória recente (e segue reinando), mas, nesta temporada, é o casaco de moletom com capuz que ganha destaque, surgindo em interpretações frescas para a gente se inspirar já.
Confira como você pode usar a peça:
- Naturalmente esportivo e usualmente inserido nos looks para praticar exercícios, o casaco de capuz apareceu em desfiles de marcas como Miu Miu em leituras sofisticadas.
- Como parte de um look composto por sobreposições, é a maneira favorita das passarelas de aderir ao item. Um dos jeitos mais elegantes é usá-lo como ponto de cor em uma composição quase toda monocromática.
- As trocas repentinas de temperatura não tem dado trégua, e é por isso que a arte de se vestir em camadas faz tanto sentido. Que tal inserir o casaco com capuz como fator surpresa na combinação de saia e camisa de shapes mais tradicionais?
- Às vezes, o simples exercício de adicionar salto alto e uma bolsa mais especial, como um modelo com alça de corrente, é suficiente para mudar totalmente a cara da peça e deixá-la mais interessante.
- Truque extremamente fácil e eficaz, usar o casaco como elemento disruptivo no visual de calça social e blazer é tiro e queda para fugir do lugar comum com muito estilo e zero esforço.
- Experimentar com estéticas distintas ao mesmo tempo é prática excelente para ir descobrindo mais sobre seu estilo pessoal. É possível unir o atlético, representado por boné e casaco de moletom, ao refinado com sapatilhas de bico fino e bolsa estruturada, até a descontração do combo jeans com jeans.
- Os conjuntinhos esportivos com acabamento aveludado, que foram resgatados da virada do milênio, andam fazendo sucesso. Ao invés de usá-los da forma clássica como abrigo esportivo, que tal substituir a calça por uma saia longa no material?
- Calça de alfaiataria e bijus metalizadas são belas opções para elevar o apelo esportivo do casaco.
- Brincar com a cartela de cores, como tons terrosos, adiciona profundidade à composição, especialmente se rolar mix de texturas ao mesmo tempo. A calça de couro é match improvável, mas certeiro para garantir um toque descolado ao casaco de capuz.
- Na dúvida, se jogue na mistura de materiais para enriquecer o look. A calça resinada certamente não é a primeira opção na hora de combinar o casaco de moletom com capuz, mas é perfeita para trazer um ar cool e despretensioso.
- Dá para roubar o casaco de capuz do parceiro ou amigo para testar o look bem oversized. Como equilíbrio é fundamental, combine a peça ampla com outras mais ajustadas e femininas como a saia jeans e um sapato de salto para arrasar no clima hi-lo.
- Apostar em contrastes é uma fórmula que sempre funciona para deixar a produção mais interessante. A saia midi plissada de estampa delicada confere leveza, já o casaco de capuz e a bota de solado pesado proporcionam um contraponto que deixa o resultado lindo e, de quebra, mega confortável.