A partir desta segunda-feira (3), a Lua cheia estará plena no signo de capricórnio, o que traz uma poderosa energia astrológica que deverá ser sentida nas próximas duas semanas. É um momento de sensibilidade emocional, em que sentimentos ocultos tendem a emergir.
Além disso, a Lua cheia em capricórnio direciona nossa atenção para o campo profissional, para as conquistas pessoais e para a administração do tempo. Ou seja, é hora de agir com maturidade e paciência.
Maturidade
O signo de capricórnio está associado à sabedoria e ao tempo. Também representa os aprendizados adquiridos a partir da experiência. Neste momento, o céu astral nos convida a exercitar a maturidade e a racionalidade, avaliando objetivos e metas que têm levado nossa atenção e energia pessoal. Os ganhos e gastos envolvidos, seja de forma física, emocional e/ou psicológica, em planos e atividades também devem ser reavaliados — principalmente em assuntos referentes ao trabalho.
O signo de capricórnio está relacionado com o foco e com as prioridades, ou seja, é um momento propício para selecionar metas e deixar o supérfluo para depois. É hora de manifestar seu lado mais maduro.
Tempo
Essa Lua cheia sugere atenção sobre o uso do tempo pessoal, observando quais planos e objetivos têm consumido sua energia e quais estão apenas sobrecarregando sua mente. É hora de abrir mão do excesso de obrigações e tarefas para encontrar equilíbrio interior.
Durante o período, é comum experimentarmos maior sensibilidade emocional. Aquilo que estava atravessado na garganta pode acabar escapando, seja nas relações pessoais ou profissionais. Por isso, é importante evitar tomar decisões precipitadas ou impulsivas neste período.
Nas próximas duas semanas, somos convidados a praticar a paciência, a ponderação e a adotar um olhar avaliativo.
Responsabilidade
O signo de capricórnio está intimamente ligado à responsabilidade na astrologia tradicional. Essa Lua convida a refletir sobre nossas próprias responsabilidades e autogestão. É um momento para colocar os pés no chão, ser mais realista, conhecer suas limitações e avaliar as coisas de forma prática e objetiva.
No entanto, é importante lembrar que há uma grande diferença entre autorresponsabilidade e culpar a si por ações passadas. É fundamental compreender que as escolhas feitas no passado refletem o temperamento e as capacidades daquele momento — portanto, não vale a pena remoer questões ou tentar consertar o que já passou. Utilize seu livre-arbítrio, sua independência e sua autonomia para fazer novas escolhas.
Seriedade
Outra característica marcante da Lua cheia é a tendência de direcionar a atenção para assuntos mais sérios, o que sugere um olhar mais rígido e, muitas vezes, dificuldade em aceitar opiniões diferentes.
É verdade que levar a vida a sério pode ser muito útil na organização de prioridades, na disciplina e na concretização de planos desafiadores. No entanto, o excesso desse comportamento pode resultar em rigidez, teimosia e controle indiscriminado. Portanto, para aproveitar o melhor do que a Lua cheia tem a oferecer nas próximas duas semanas, é fundamental manter os olhos bem abertos para não se deixar levar pelos excessos de exigências e autocrítica, nem levar tudo a sério. Um pouco de brincadeira e flexibilidade podem trazer o equilíbrio necessário.
Acolher a si mesmo e suas necessidades emocionais será o grande diferencial para aproveitar ao máximo a potência da fase lunar, que é um período de maior manifestação.