Para a astrologia, o posicionamento dos planetas no momento do nascimento pode revelar características como personalidade, campo profissional, compatibilidade afetiva, comportamento, conquistas pessoais e até indicar áreas de desafio.
Conheça o significado de cada um no mapa astral:
Sol
Astro número um do mapa astral natal, o sol é o signo que a maioria das pessoas têm conhecimento. Por exemplo, é comum ouvirmos “sou de Câncer”, “sou de Áries”, e assim por diante.
Esta é a posição astrológica que fala sobre a autoestima, o empoderamento pessoal e a área da vida em que há brilho e reconhecimento. Para a astrologia, saber o posicionamento do sol natal auxilia na hora de atender às necessidades fundamentais para atingir o bem-estar e a plenitude. Ainda assim, o mapa astral não é composto apenas pelo signo solar, pois, para cada planeta, há um signo específico.
Ascendente
O signo ascendente é o segundo ponto mais importante no mapa astral natal. Indica características sobre a personalidade, gostos, preferências e até aquele o estilo de vida ideal para você. Há algumas pessoas que não se identificam com o signo solar - para elas, descobrir o ascendente pode trazer grandes revelações.
O ascendente recebe este nome justamente por ser o signo que está ascendendo no horizonte leste no momento exato do nascimento. Este é um ponto astrológico que indica a maneira mais favorável para colocar os planos em ação. O ascendente representa a iniciativa pessoal - ou seja, ao encabeçar um novo projeto, esse signo entra em ação e manifesta suas qualidades. Toda vez que é preciso iniciativa, o ascendente caracteriza o tipo de atitude escolhida, que pode ser desde as mais lentas (com os signos de terra) até as mais ágeis (com os signos de fogo).
Lua
É o astro mais rápido do céu noturno e carrega um significado especial. Sua posição no mapa astral pode traduzir compatibilidade afetiva, influenciar a maneira que percebemos o mundo e trazer dicas sobre o sucesso na vida amorosa.
De forma geral, esse astro representa o lado mais instintivo e emocional e está fortemente relacionado ao sentido de família e àquilo que é herdado dos ancestrais de clã. Além disso, o signo lunar também aponta qual o tipo de reatividade que cada um tende a manifestar durante períodos de crise, indica a linguagem afetiva pessoal e caracteriza as necessidade emocionais mais ocultas.
Vênus
A posição astrológica do planeta Vênus no momento do nascimento aponta para o estilo de relação afetiva ideal. Vênus é o planeta regente do bem-estar, do prazer e daquilo que faz o coração bater mais forte. Sua posição no mapa natal indica atividades que preenchem e fortalecem a autoestima. O signo em que está em Vênus é o tipo de assunto que interessa e tende a ser uma prioridade.
Marte
O planeta está associado às conquistas pessoais, à força de trabalho e à vitalidade. A posição astrológica de Marte indica o tipo de fôlego que a pessoa tem para fazer os planos acontecerem e atingir os resultados almejados. Além disso, pode apontar o tipo de carreira mais favorável para a sua energia pessoal.
Marte em signo de terra, por exemplo, indica alguém que precisa de organização e praticidade para obter sucesso na carreira. Já nos signos de fogo, fala de uma personalidade que é impulsionada por desafios e que precisa colocar a criatividade em ação no campo profissional. Já Marte em signos de água indica um trabalho sensível, provavelmente voltado às artes.
Mercúrio
O planeta é associado à comunicação, ao estilo de pensamento e à forma com que aprendemos. A posição astrológica de Mercúrio aponta o tipo de papo que gostamos de levar no dia a dia. Ter o Mercúrio em signo de terra fala sobre uma linguagem objetiva e prática, bem pé no chão. Já nos signos de ar, aponta para uma comunicação expansiva flexível e que ama conversar.
Saber o posicionamento astrológico do planeta no seu mapa astral natal pode facilitar a comunicação pessoal e valorizar aspectos da personalidade na hora de trocar ideais e informações. Além disso, a depender da posição de Mercúrio no seu mapa, é possível que haja desentendimentos na hora de se expressar ou até mesmo medo de falar em público.