Entre os dias 26 e 28 de maio, a Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, receberá a 2ª edição do Concurso de Queijos Artesanais e Doces de Leite do RS. O evento reunirá produtos de diferentes regiões do Estado e contará com uma programação completa, que oferece oficinas de harmonização, painéis temáticos e feira gratuita aberta ao público.
Na busca por dar o merecido destaque à qualidade dos produtos artesanais produzidos no Estado, o Sebrae RS, em parceria com a Associação Gaúcha de Laticínios (AGL) e a Emater/RS-Ascar, realiza a ação.
Na oportunidade, mais de 50 agroindústrias gaúchas vão apresentar 121 queijos de três categorias: serão 16 serranos (produzidos na região de Campos de Cima da Serra); 48 autorais (elaborados de acordo com a criatividade do produtor); 58 coloniais (produzidos em todo o território).
Além disso, 19 produtores vão concorrer com 22 doces de leite divididos nas variedades Tradicional e Com Adição de Sabor. Para a premiação, o evento conta com mesa composta por oito jurados, que irão atribuir pontos aos produtos apresentados. O valor acumulado define se o queijo recebe medalha de ouro, prata ou bronze. Além da premiação nas categorias citadas, haverá a medalha "super ouro” – eleita entre os medalhistas ouro na pontuação geral.
De acordo com a Analista e Competitividade Setorial do Sebrae RS, Aline Balbinoto, o concurso surge como alternativa para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Estado e também uma oportunidade de gerar novos negócios.
- Com os feedbacks recebidos pelos jurados, os produtores poderão aprimorar os seus queijos e doces de leite, qualificando ainda mais os seus produtos. Além disso, a exposição a um público diferente é uma grande forma de atingir novos mercados - salienta.
Na mesma direção, a presidente da Associação Gaúcha de Laticínios, Bruna Bresolin, afirma que, além de valorizar a produção de queijos artesanais e doces de leite gaúchos, o evento também aproxima os consumidores urbanos dos produtores.
- A maioria dessas pequenas empresas são do interior do Estado, então, para eles, estarem em Porto Alegre, expondo suas produções, é uma grande oportunidade de novos negócios - comenta.
Os interessados podem conferir o cronograma completo no site agl.org.br e no Instagram @agl.poa.