Nesta terça-feira (15), foram revelados os 50 melhores restaurantes da América Latina, eleitos pelo The World's 50 Best Restaurants. A premiação é uma das mais importantes do universo da gastronomia e conta com um júri composto por gourmets, experts, jornalistas e críticos gastronômicos de toda a América Latina. Neste ano, a cerimônica, que voltou a ser presencial após dois por conta das restrições impostas pela pandemia, ocorreu em Mérida, no México.
Entre os 50 melhores do ranking, 10 deles são brasileiros. A Casa do Porco, que no ano passado ficou em 11º lugar, em 2022 conquistou o 4º lugar da famosa lista. Outros destaques também foram as três grandes estreias: Metzi, dos chefs Luana Sabino e Eduardo Ortiz, o Charco, do chef Tuca Mezzomo, e o Nelita, da chef Tássia Magalhães, conquistaram as 27ª, 35ª e 39ª colocações, respectivamente.
Além disso, a chef Manu Buffara, do restaurante Manu, de Curitiba - o único que performa na lista fora do eixo Rio-São Paulo -, foi eleita a melhor chef mulher da América Latina.
O voto é secreto até o anúncio dos vencedores, assim como os jurados devem permanecer anônimos. Além de não poderem votar em seus próprios estabelecimentos, cada jurado vota em 10 restaurantes por ordem de preferência que, obrigatoriamente, tenham visitado nos últimos 18 meses e, pelo menos, quatro devem estar fora da região em que moram.
CONHEÇA OS BRASILEIROS QUE ESTÃO ENTRE OS 50 MELHORES DA AMÉRICA LATINA:
A Casa do Porco - 4º lugar (São Paulo, Brasil)
O restaurante dos chefs Janaína e Jefferson Rueda conquistou o 4º lugar da lista. A Casa do Porco é um verdadeiro templo da carne suína. No cardápio, desde pedaços crocantes de torresmo de panceta a tartar de porco. É uma verdadeira peregrinação suína, com toda a carne 100% brasileira.
Rua Araújo 124, no bairro República, em São Paulo
Fone: (11) 3258-2578
@acasadoporcobar
Oteque - 12º lugar (Rio de Janeiro, Brasil)
O restaurante do chef Albreto Landgraf ficou na 12ª posição do ranking. Por trás de uma discreta porta se esconde um templo da gastronomia carioca com um ambiente informal e aspecto moderno-industrial. Tendo como foco ingredientes de alta qualidade e um atendimento elegante, mas casual, o cardápio é inspirado na pureza da natureza visando expressar elegância, beleza e conforto no seu trabalho. O menu degustação de oito passos apresenta pratos criativos, camadas de sabores e técnicas afinadas, como a sardinha em conserva com foie gras cru e brioche.
Rua Conde de Irajá, 581, no Botafogo, Rio de Janeiro
Fone: (21) 3486-5758
@oteque_rj
Evvai - 14º lugar (São Paulo, Brasil)
Também de São Paulo, o Evvai é comandado pelo chef Luiz Filipe Souza. De raízes italianas, o restaurante ocupa a 14ª posição na lista, oferecendo um menu que entrelaça as tradições do antigo continente com a contemporaneidade brasileira. O estabelecimento se considera uma 'cozinha Oriundi', termo que, na Itália, é usado para definir os imigrantes e descendentes italianos ao redor do mundo.
Rua Joaquim Antunes, 108, no bairro Pinheiros, em São Paulo
Fone: (11) 3062-1160
@evvai_sp
Lasai - 20º lugar (Rio de Janeiro, Brasil)
O nome significa "tranquilidade" em Euskera, idioma do país Basco, onde o chef Rafael Costa e Silva passou grande parte de sua formação antes de voltar ao Brasil. O Lasai, que conquistou o 22º lugar da lista, fica em uma casa antiga com ambiente moderno, acolhedor e informal com elegância. A cozinha representa a vanguarda da gastronomia brasileira em uma casa declarada patrimônio histórico.
Rua Conde de Irajá, 191, em Botafogo, no Rio de Janeiro
Fone: (21) 3449-1834
@restaurantelasai
Maní - 21º lugar (São Paulo, Brasil)
Em 21º lugar ficou o restaurante da chef gaúcha Helena Rizzo, que já ganhou o título de melhor chef mulher do mundo pela Revista Restaurant, em 2014. O Maní exala paixão através da sua cozinha brasileira, autoral, orgânica e contemporânea. O local carrega a simplicidade e os valores da gastronomia brasileira através de ingredientes sazonais e respeito pelo pequeno produtor. O restaurante está situado em uma casinha pitoresca com grandes portas de madeira no bairro arborizado Jardim Paulistano, em São Paulo.
Rua Joaquim Antunes, 210, no Jardins, em São Paulo
Fone: (11) 3085-4148
@manimanioca
Metzi - 27º lugar (São Paulo, Brasil)
Comandado pelos chefs Luana Sabino, brasileira, e Eduardo Ortiz, mexicano, o Metzi estreia na prestigiada lista ocupando o 27º lugar. O restaurante traz a culinária mexicana com o uso de ingredientes brasileiros, unindo a cozinha dos dois chefs. O menu muda diariamente, já que a prioridade é optar por produtos sazonais e totalmente frescos. As receitas elaboradas pelo casal, quase sempre excepcionais, podem ser saboreadas à la carte ou na forma de uma degustação.
Rua João Moura, 861, em Pinheiros, em São Paulo
Fone: (11) 98045-5022
@metzirestaurant
D.O.M - 33º lugar (São Paulo, Brasil)
Comandado pelo famoso e prestigiado chef Alex Atala, o restaurante foi considerado o terceiro melhor restaurante da América Latina, subindo dez posições em relação ao ranking do ano passado. O D.O.M propõe uma nova experiência gastronômica, resgatando os sabores mais autênticos da cozinha brasileira sob um olhar contemporâneo e comprometido com as raízes culinárias do Brasil, utilizando ingredientes nativos, como o tucupi, jambu, palmito pupunha, elaborados a partir da gastronomia amazônica e indígena.
Rua Barão de Capanema, 549, no Jardins, em São Paulo
Fone: (11) 3088-0761
Charco - 35º lugar (São Paulo, Brasil)
O fogo é o ingredientes princiapal do Charco, restaurante comandado pelo chef gaúcho Tuca Mezzomo. Pratos com um expressivo toque defumado podem ser saboreados tanto à la carte quanto no menu degustação de nove etapas, que vai do couvert à sobremesa. Renovado de tempos em tempos, pode incluir o peixe do dia, em geral o olhete, que se combina à salada de alface-friseé, folhas de cenoura, beldroega e capuchinhinha com béarnaise de erva-mate. Os doces são cuidadosamente feitos pela chef Nathália Gonçalves, esposa de Mezzomo.
Rua Peixoto Gomide, 1492, no Jardim Paulista, em São Paulo
Fone: (11) 3063-0360
@charcorestaurante
Nelita - 39º lugar (São Paulo, Brasil)
Por trás do balcão do Nelita se vê apenas uma equipe de mulheres sob o comando da chef Tássia Magalhães. De cozinha autoral, o restaurante italiano surpreende nos mínimos detalhes. Massas produzidas na casa e uma ampla variedade de vegetais que, em vários momentos, são a estrela principal do prato. O menu degustação é um trabalho com foco no colaborativo, na força das mulheres na cozinha, no lúdico, na arte e no trabalho em equipe.
Rua Ferreira de Araújo, 330, em Pinheiros, em São Paulo
Fone: (11) 37989827
@nelita.restaurant
Manu - 46º lugar (Curitiba, Brasil)
O representante da região Sul no 50 Best é o restaurante comandado pela chef Manu Buffara, que ficou em 46º lugar. É um dos primeiros restaurantes do Brasil comandado por uma chef mulher a servir somente menu degustação. Com cinco mesas, o restaurante serve em média 20 pessoas por noite e trabalha somente com ingredientes sazonais, frescos e com 60% de produtos vegetais.
Alameda Dom Pedro II, 317, no bairro Batel, em Curitiba
Fone: (41) 3044-4395
@restaurantemanu