MAIS VINHO NO BRASIL
Fazia tempo que estávamos estacionados no número de dois litros per capita por ano. Mas, segundo dados da Ideal Consulting, o Brasil ultrapassou seu recorde histórico em 2019. No ano passado, chegamos a 2,13 litros – contando apenas consumidores maiores de 18 anos. Para se ter uma ideia, o primeiro colocado no ranking dos países bebedores de vinho é Portugal, onde a média por habitante é de 62 litros por ano.
Episódio: #49
DURANTE A QUARENTENA
Neste ano, batemos um outro recorde. O jornalista Fernando Scheller, do Estadão, analisou a pesquisa do mesmo instituto e apontou um crescimento recorde no consumo da bebida para esta época do ano. Em 2020, o índice chegou a 2,37 litros, um aumento de 11%, em relação a 2019. Quando analisados apenas os dados do segundo trimestre, período em que já estávamos em quarentena, a média por pessoa chegou a 2,81, cerca de 72% maior do que de janeiro a março. E a maior parte desse crescimento está nos vinhos nacionais.
Episódio: #55
MENOS CHAMPAGNE NA FRANÇA
Enquanto aqui o índice só aumenta, na França, os produtores de champagne estão preocupados com a queda do consumo da bebida pelos seus conterrâneos. Uma pesquisa realizada pela Nielsen, em 2019, especialista em estudos de varejo, apontou a diminuição de 34% nas vendas durante as últimas feiras de vinho de outono por lá: o número total de garrafas vendidas por ano vem caindo vertiginosamente desde 2011 no país, que ainda é o terceiro maior consumidor de bebidas alcoólicas do mundo.
Episódio: #44
DEGUSTAÇÃO DE SASSICAIA
O quanto você estaria disposto a pagar por uma degustação de vinhos? Na metade do ano passado, o convite para uma degustação do vinho italiano Sassicaia viralizou nas redes sociais. O motivo foi o preço um tanto quanto salgado: R$ 30 mil por pessoa pela experiência de dois dias no Copacabana Palace. Segundo os organizadores do evento, foi a única vez no mundo em que se degustou 47 safras do famoso vinho toscano.
Episódio: #22