CHÁ VS INFUSÃO
Você sabia que o chá que a gente prepara para espantar o frio, na verdade, é uma infusão? Para a bebida ser considerada chá, as ervas precisam vir da planta Camellia Sinensis, que tem versões branca, preta e verde. Agora, quando utilizamos camomila, cidreira ou boldo, o que fazemos é uma infusão. Interessante, né?
Episódio: #14
TEMPERATURA IDEAL
O inverno chegou chegando e, para os dias gelados, a Nati apresentou algumas dicas de bebidas quentes que ajudam a espantar o frio e a aquecer o corpo. Além das não-alcoólicas, como chás, cafés, chocolate-quente e o nosso amado chimarrão, as bebidas destiladas são ótimas. Elas podem ser consumidas sem gelo e em temperatura ambiente. Whisky, grappa e conhaque são bons exemplos. Entre os vinhos, o inverno pede pelos tintos mais encorpados, com ou sem passagem pela madeira.
Episódio: #17
VINHO VERDE
E se a gente te disser que o vinho verde não é verde e, na verdade, pode ser branco, rosé ou tinto? Pois é, essa foi uma das discussões do Foodcast. Esse estilo da bebida faz menção a acidez, já que é produzida em uma região de Portugal onde não tem muita amplitude térmica, por isso, a uva não consegue maturar. A questão da cor acabou sendo trabalhada para trazer a sensação de frescor que temos ao degustar o vinho, mas isso não quer dizer que ele tenha a tonalidade.
Episódio: #6
TIRANO-HIPSTERS
A jornalista e crítica gastronômica Alexandra Forbes voltou a escrever para a Folha de São Paulo neste ano e, na arrancada, disparou contra os chatos do mundo do vinho. Na coluna “Como beber vinhos na era dos ‘tirano-hipsters’ e não seguir a moda” ela fala sobre a pressão dos especialistas para que você tome o vinho que eles querem, que nem sempre será o que você gosta, né? Uma boa reflexão sobre como as atitudes de pessoas que amam a bebida podem afastar novos consumidores.
Episódio: #48