CALIFÓRNIA É O PRINCIPAL PRODUTOR DE CHARDONNAY DO MUNDO?
Não, o maior produtor de chardonnay é a região francesa da Borgonha. Porém, no filme O Julgamento de Paris, o vinho californiano ganhou dos vinhos franceses, então, o estado norte-americano teve uma grande repercussão no assunto e, realmente, produz ótimos vinhos chardonnays, mas não é o principal produtor deste tipo de bebida.
Episódio: #42
COMO GELAR O VINHO BRANCO?
Existem duas maneiras: na geladeira e com um balde de gelo. Não se deve colocar a bebida no freezer, já que pode congelar a rolha e dificultar a hora de abrir. No baldinho com gelo, o ideal é acrescentar um pouco de água, pois aumenta a superfície de contato com a garrafa. Caso você esteja com muita pressa de gelar o vinho, outra dica é colocar um pouco de sal e álcool no gelo, essa técnica acelera o processo e baixa a temperatura.
Episódio: #42
VINHO BRANCO É FEITO APENAS COM UVAS BRANCAS?
Não. O vinho branco pode ser feito com uvas tintas também. A cor da fruta está presente na casca, então, para produzir o vinho branco com uvas tintas é só não deixar a bebida em contato com a casca. Isso surgiu nos primórdios do champagne, já que a produção da bebida na região francesa levava chardonnay, que é uma uva branco, e pinot noir, uma uva tinta.
Episódio: #42
SOLO DE PIOR QUALIDADE PRODUZ VINHOS MELHORES?
Na verdade, não é uma questão de solo bom ou ruim. A vinha gosta de solos não tão férteis, mais arenosos, com bastante pedras, que, talvez para outro tipo de plantação, seria considerado um ruim. Quanto maior a dificuldade da uva para produzir a fruta, melhor vai será o processo, porque é onde vai ter a semente para perpetuar a espécie. Se houver dificuldade para se desenvolver, terá mais açúcar para depois germinar. Isso chega aumentar até 4g de açúcar que depois vai resultar na quantidade e na qualidade do álcool da bebida.
Episódio: #42
COMO ARMAZENAR OS VINHOS?
Se trabalha com as garrafas deitadas ou levemente inclinadas para baixo, para que a rolha fique em contato com o vinho. Essa é a premissa para quando se trabalha com rolha de cortiça, porque é um material poroso. Quando não tem contato com o líquido, ela vai murchar e permitir entrada de oxigênio dentro da garrafa, deteriorando o produto. Essa dica vale tanto para vinhos quanto para espumantes.
Episódio: #42
QUAL A DIFERENÇA ENTRE AROMA E BUQUÊ?
O aroma é único e tem a sua referência como de laranja, de morango. O buquê é a complexidade. Os vinhos mais envelhecidos, geralmente, têm o buquê, que apresenta os aromas da uva, chamados de primários, os da fermentação, chamados de secundários, e os do envelhecimento, chamados de terciários.
Episódio: #42