Podemos dizer que a carne suína vive os seus melhores dias. Grandes chefs e cozinheiros ajudaram a dar protagonismo ao porco em receitas de todos os tipos: do tradicional ao mais refinado. Conhecendo essa história, com o agravante de que somos apaixonados por uma boa festa típica, partimos para Encantado, cidade localizada a cerca de 110 quilômetros da capital gaúcha. A Suinofest acontece desde 1995, e tem como objetivo valorizar a suinocultura da região. Logo na chegada nos deparamos com as mais de 50 – eu disse CINQUENTA – opções gastronômicas feitas a base de carne de porco. Um mundo novo de possibilidades se abriu. As variações envolvendo a proteína dependem apenas da criatividade do cozinheiro, e vou falar pra vocês, o pessoal da Suinofest estava BEM inspirado.
Começando pelos clássicos: a linguicinha nossa de cada churrasco. Acompanhada de um queijo assado vai muito bem, obrigada.
Vocês conhecem Schnitzel? Filézinho suíno crocante, é aquele tipo perigoso, que sem notar você já mandou ver em uma bela porção.
Parecia inofensivo mas me dominou: hambúrguer com bifinho suíno sequinho, com a suculência britsh bacon da Dália (se você não conhece, não sabe o que está perdendo).
Pra fechar o dia – e abrir o botão da calça – o astro da festa. Não sei dizer se é costeleta, se é pernil... mas essa pururucada em cima é o que realmente importa, não é mesmo?
A Suinofest acontece a cada dois anos, o que entristece pela espera até 2021 pelo reencontro. Mas, até lá você não precisa passar vontade! Fica a sugestão para você dar uma conferida na linha de produtos da Dália Alimentos, que produz o melhor da carne suína e que, inclusive, foi uma das patrocinadoras master do da Suinofest 2019.
***
Conteúdo produzido por Destemperados para Dália Alimentos.
* Conteúdo produzido por Júlia Guzenski