Os sócios Larissa Calheiros e Gazi Nobrega resolveram tirar do papel o sonho de empreender. A diversão na beira da praia deu espaço ao negócio próprio do casal, que criou uma empresa para vender taças de vinhos e espumantes no litoral gaúcho.
Os verões na beira da praia com os amigos acabaram se tornando dias de trabalho para o casal Larissa Calheiros e Gazi Nobrega. Em 2015, eles deram início ao próprio negócio, a Champ’s, uma empresa inicialmente focada em vendas de vinhos e espumantes nas areias do Litoral Norte.
– Sempre gostamos de beber, ainda mais na beira da praia. Fazíamos isso habitualmente. Uma vez, no Uruguai, em uma conversa, nos demos conta de que ninguém vendia espumante por lá – relembra Gazi.
Quando as garrafas que o casal e os amigos levavam para compartilhar acabaram, as ideias logo surgiram. A Champ’s nasceu justamente da brecha no mercado que os dois perceberam. Na época, não havia ninguém que oferecesse o serviço de vendas de bebidas em taças na região de Xangri-lá, Altântida e Capão da Canoa.
Com a ideia na cabeça, avaliaram a viabilidade do negócio e buscaram apoio junto às prefeituras dos municípios. A formação em Administração de Empresas de Gazi também facilitou o processo de planejar e lançar o primeiro carrinho de vinhos e espumantes da praia, muito parecido com aqueles de sorvetes.
– Começamos, em março de 2014, a pensar nos gastos e na viabilidade do negócio. Fomos atrás das prefeituras para aprovar isso. Foi um grande desafio. Como era algo totalmente inédito, tivemos alguns entraves iniciais. Levamos meses até o lançamento – conta Nobrega.
Para Larissa, o desejo de empreender falou mais alto e foi o que o casal precisava para dar passos adiante. Ela buscou a formação de sommelier e se especializou na área.
– Nós trabalhamos muito, não é fácil empreender no nosso país. E, mesmo assim, é um vício e uma paixão. Estamos sempre em função da empresa. Tivemos muita procura nos primeiros meses de funcionamento para abrir uma rede de franquias. Então, fizemos uma consultoria e, em 2016, estruturamos a ideia. Atualmente, atendemos em Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul – afirma Larissa.
Com o crescimento do negócio, a Champ’s também passou a participar de feiras, festivais, casamentos e aniversários. Tempos depois, o casal deu início à distribuidora de vinhos e espumantes de vinícolas da serra gaúcha, atendendo diretamente a consumidores e pequenos restaurantes.
– Hoje, temos uma distribuidora de bebidas com grandes vinícolas locais. Pesquisamos bastante antes de fechar as parcerias. A ideia sempre foi buscar um preço justo e um produto de qualidade – explica a empresária.
Na parte financeira, o casal afirma sentir a necessidade do apoio de uma instituição financeira para dar continuidade ao projeto. Com o crescimento da empresa, os números alto e foi o que o casal precisava para dar passos adiante. Ela buscou a formação de sommelier e se especializou na área.
– Nós trabalhamos muito, não é fácil empreender no nosso país. E, mesmo assim, é um vício e uma paixão. Estamos sempre em função da empresa. Tivemos muita procura nos primeiros meses de funcionamento para abrir uma rede de franquias. Então, fizemos uma consultoria e, em 2016, estruturamos a ideia. Atualmente, atendemos em Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul – afirma Larissa.
Com o crescimento do negócio, a Champ’s também passou a participar de feiras, festivais, casamentos e aniversários. Tempos depois, o casal deu início à distribuidora de vinhos e espumantes de vinícolas da serra gaúcha, atendendo diretamente a consumidores e pequenos restaurantes.
– Hoje, temos uma distribuidora de bebidas com grandes vinícolas locais. Pesquisamos bastante antes de fechar as parcerias. A ideia sempre foi buscar um preço justo e um produto de qualidade – explica a empresária.
Na parte financeira, o casal afirma sentir a necessidade do apoio de uma instituição financeira para dar continuidade ao projeto. Com o crescimento da empresa, os números aumentaram e os desafios também. Em breve, Larissa e Gazi planejam alcançar novos objetivos para a Champ’s.
– É muito legal ver ideias nossas dando certo. Pensamos em cada detalhe. O segredo do negócio, de crescer e se manter, é estarmos sempre pensando e evoluindo. Temos essa preocupação de estar trazendo novidades aos nossos clientes – reflete Larissa.
– Tenho visto na mídia que o Santander está investindo bastante no empreendedorismo. Para este ano, que estamos com o caixa positivo, queremos nos estruturar melhor e investir o nosso dinheiro. Se temos planos para executar ao longo de 2019, preciso ter uma instituição para me auxiliar nessas decisões – explica Gazi.
Assim como o Destemperados, o Santander acredita que a gastronomia é uma grande fonte de inovação e empreendedorismo. Ter o apoio de uma instituição financeira consolidada é ideal para dar os primeiros passos em seu próprio negócio ou continuidade a um sonho que saiu do papel.