Seu restaurante, seu bar, sua cafeteria, sua loja de produtos gastronômicos, sua empresa caseira de doces, seu food truck, sua carrocinha de cachorro-quente. Todos vão fechar. Isso se você, dono do negócio, não repensar o modelo agora. Sabe por quê? Porque os consagrados de outrora foram pensados para um mercado inflado que já não existe mais.
O que você chama de crise eu chamo de realidade. A bolha furou, e se você ficar esperando ela encher de novo para sair do buraco será tarde demais. É preciso criar novos modelos para o seu negócio que contemplem essa realidade de mercado, onde as pessoas têm menos dinheiro e estão mais exigente e seletivas.
A expressão custo-benefício nunca fez tanto sentido. E isso não tem nada a ver com preço, tem a ver com o quanto você entrega pelo que você cobra. Você precisa ser crítico em relação ao quanto você está entregando. E precisa entender também se o valor que você enxerga também é percebido pelo cliente. É nesse ponto que muitas empresas se perdem. Vejo lugares investindo em cozinhas de alto padrão e esquecendo do atendimento, por exemplo.
A primeira, e mais óbvia, medida é corte de custos. É uma atitude necessária, mas não o suficiente. Lamento informar, mas você precisa investir agora e, por isso, vai correr mais riscos. E sabe aquela empresa que faz a mesma coisa que você? É preciso se juntar a ela para fazer o mercado crescer. A boa gastronomia precisa se unir para não quebrar.
É preciso fazer perguntas sobre o negócio que nunca foram feitas antes. Será que você precisa ficar aberto todos esses dias na semana? Ou será que precisa abrir em mais turnos ainda? Não vale a pena investir em formatos de eventos diferentes? Onde você vai comunicar tudo o que faz? Tenho feito essas e outras provocações no meu negócio. É preciso estar inquieto agora, mais do que nunca.
A boa notícia é que a bolha fez as pessoas valorizarem o comer e beber bem, e isso não tem volta. Ninguém vai voltar a comer mal. A gastronomia é saúde e entretenimento. E ela vai prosperar.
* Conteúdo produzido por Diego Fabris