O tomate é a estrela da Semana no Destemperados. Essa fruta, que a gente insiste em chamar de legume, já faz parte das receitas do nosso dia a dia. Mas já pensou em plantar tomates em casa? Parece uma missão quase impossível, mas é mais fácil do que você imagina.
Conversamos com a jornalista Carol Costa, do programa Mais Cor Por favor, do canal GNT, e especialista em jardinagem. Carol deu dicas básicas para quem pretende começar a fazer jardinagem.
- Depois de comer um tomate que você plantou e maduro de verdade, nunca mais vai querer comer outro. - garante.
1. Tomate é tudo igual?
Tomate precisa de espaço, mas isso não quer dizer que ele não pode ser plantado em um vaso. Escolha peças de no mínimo 50 cm de altura e opte por tomate de crescimento determinado, ou seja, com uma altura máxima de crescimento. Essa informação está na embalagem da semente. O tamanho do fruto não tem relação com o tamanho da planta, portanto escolha também qual tipo de tomate você gostaria de plantar.
2. Semente ou muda?
Tanto faz, pois o tomate tem no máximo um ano de vida. Se você é jardineiro inexperiente, a muda é uma planta que já passou pelo processo de germinação, momento que precisa de mais atenção.
3. Hora de plantar!
Agora que você já tem a semente ou a muda, coloque no vaso substrato para muda (peça com esse nome nas lojas especializadas). Esse substrato nada mais é do que uma terra com nutrientes que ajudam a planta a crescer. Os nutrientes também evitam doença. Lembre-se: o tomate é uma trepadeira, então coloque um suporte para que a planta cresça para cima e não caia por causa do peso dos próprios frutos.
4. Plantei, e agora?
O tomate precisa de no mínimo quantro horas de sol por dia, além de água, claro. A planta não gosta de muita umidade, por isso sempre verifique se a terra está úmida antes de regar. Se ela ficar exposta ao vento e a chuva, vale proteger a terra com palhada. Isso evita a perda de nutrientes, perda de água e protege a raiz.
5. Tem que plantar para comer
Colher os frutos faz parte do ciclo natural e faz a planta se desenvolver mais e melhor. Não tenha dó! O ciclo de vida será o mesmo, comendo os frutos ou não. Se o vaso for grande, plante também outros legumes. Pepino, pimentas e pimentão são ótimos companheiros.
Os primeiros tomates podem demorar de quatro a seis meses para aparecer. Tenha em mente que jardinagem exige dedicação e paciência.
- Não tem fórmula, é um processo de tentativa e erro e pura observação. - ensina Carol.
Restou alguma dúvida? Assista ao vídeo que a Carol gravou para websérie Minha Horta, da ISLA Sementes.