Alguns temperos são tão marcantes que é preciso saber usá-los. Do contrário, podem estragar uma receita. Saiba quais são os mais perigosos e a medida exata de cada um deles.
Coentro
É ótimo para dar um toque especial aos frutos do mar. Para uma porção de 220g de peixe, recomendam-se apenas três galhinhos do tempero. E, mesmo assim, coloque-os somente no final, na hora de servir. Dessa forma, o prato ficará só com o perfume da erva.
Cominho
Muito utilizado em todo o litoral, em grãos ou em pó, vai muito bem com carnes vermelhas. Prefiro em sementes, assim dá para controlar melhor o sabor. Para um filé de 220g, três sementinhas são suficientes. Truque: antes de acrescentá-las, aqueça-as numa frigideira antiaderente para soltem o sabor e o aroma.
Pimenta fresca
É uma ótima alternativa para a pimenta-do-reino e dá um realce ao prato, sobretudo a carnes, desde que usada em pequenas doses. Para temperar um frango de 1,5kg, por exemplo, use apenas uma colher de café de pimenta picadinha, ou o equivalente a meia pimenta dedo-de-moça.
Notas
Quanto mais natural melhor
Nem sempre conseguimos tomar suco natural feito na hora. Saiba o que ganhamos e o que perdemos caso ele seja de caixinha, polpa ou concentrado. Prefira sempre os sucos de polpa congelados. Mesmo com as perdas no processo de congelamento, a polpa ainda conserva boa quantidade dos nutrientes. A polpa de acerola, por exemplo, mantém 60% da vitamina C na versão congelada. Os de caixinha, além de normalmente aparecer em forma de néctar, apresentam somente 20% a 30% de suco. Os concentrados são os que têm maior quantidade de água e apenas 2% a 10% de suco de fruta.
Banquete de aniversário
Hoje o Clube do Vinho de Florianópolis comemora 15 anos de existência. Para comemorar a data, um jantar especial preparado pelo chef Fabrício Kleis será harmonizado com “Vinhos de Ilhas” no espaço gastronômico do ecológico condomínio Vivá Cacupé Residencial. No menu, o couvert trará pães e pastas, fondue de grana padano com pera, beef tartare, quirera com cogumelos e crostini de figo com parma e hortelã. De entrada, lulas recheadas com queijo pecorino (de cabra) e crocante de polvo. O primeiro prato será cuscuz com peixe branco e pesto siciliano seguido de um sorbet de limão siciliano para cortar os sabores. Em seguida, o segundo prato é preparado com barriga de porco à pururuca guarnecida com favas salteadas, legumes, linguiça, pesto de tomate seco e crocante de couve. Para fechar, a sobremesa será tiramissu.
* Conteúdo produzido por Beto Barreiros