Já faz tempo que o consumo de alimentos orgânicos deixou de ser uma tendência do futuro para se tornar uma realidade do presente. No Brasil, a popularização destes produtos têm se ampliado de uns anos pra cá, muito por causa da internet e da quantidade de informação circulando livremente. Mas, se colocarmos na ponta do lápis, o número de pessoas que optam pelo orgânico na hora de fazer as compras ainda é pequeno.
Os motivos para essa dificuldade de expansão na mesa do brasileiro são vários: desde a cultura de valorização da produção em larga escala, importada sobretudo dos Estados Unidos décadas atrás e que se reflete na primazia do custo sobre a qualidade, até a falta de conscientização da população sobre os benefícios do consumo sustentável.
Para o facilitador do movimento Slow Food no Sul do Brasil e cozinheiro Bernardo Simões, optar pelos produtos agroecológicos é triplamente vantajoso, para dizer o mínimo.
– O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, ou seja, isso é um problema de saúde pública. Não deveria ser "normal" comermos veneno. Além disso, existe a questão dos nutrientes, que é superior nesse tipo de alimento, cultivado em solos mais complexos. E por fim os orgânicos recuperam a sazonalidade dos produtos, suas épocas, e sustentam a agricultura familiar, a pequena propriedade rural no Brasil – destaca Simões, que busca incluir o máximo de ingredientes orgânicos no menu do Root Truck, restaurante slow sobre rodas que fica na Praia Mole, em Florianópolis, até o fim do Carnaval.
Ele explica ainda que o termo orgânico se refere a uma certificação, enquanto agroecológico diz respeito a um universo mais amplo - incluindo as milhares de propriedades onde o cultivo é realizado sem agrotóxicos mas que, no entanto, não possuem o selo oficial.
Em Florianópolis, já é possível encontrar alguns restaurantes que investem em servir refeições parcial ou inteiramente preparadas com orgânicos. No Mercado São Jorge, especializado no comércio desse tipo de produto, o bistrô anexo tem um menu totalmente vegetariano e elaborado com ingredientes agroecológicos.
– Um dos nossos propósitos do Lila era quebrar o paradigma de que a comida vegetariana tem sempre o mesmo gosto, a mesma textura - ressalta o chef de cozinha e gerente, Elcio Alvim.
Confira três receitas para preparar em casa usando apenas ingredientes orgânicos e o custo aproximado de cada uma delas.
* Conteúdo produzido por Fernanda Volkerling