Por que você vai a um restaurante? E por que você volta? A primeira resposta pode ter muitas origens: novidade, tradição, boas recomendações e por aí vai. Mas a segunda é mais complexa. Isso porque a experiência precisa ter valido a pena, seja pela comida, pelo atendimento, pelo local ou outro motivo.
Você pode ter provado a melhor carbonara do mundo, mas um atendimento ruim pode estragar o paladar. Uma lasanha fria pode não ser um problema tão grande se você foi bem atendido e teve o problema resolvido rapidamente. É possível dar uma nova chance a um lugar por ser bem acolhido e recepcionado. Por isso, a experiência do cliente é um assunto tão importante para bares e restaurantes.
Essa é outra tendência que Destemperados trouxe da viagem à Chicago e à National Restaurant Association Show 2023, junto com o Sebrae RS. Ela já é muito falada por aqui, mas é bom não esquecermos as razões pelas quais saímos das nossas casas para comer e beber.
- Todos os relógios marcam as horas, todos os carros te levam para o lugar que quiser e todo restaurante comida, mas, por algum motivo, escolhe aquele relógio, aquele carro e aquele restaurante - disse Diogo, parafraseando Danny Meyer, dono do Union Square Hospitality Group, no podcast Plano de Voo do Sebrae RS.
Então, você sai de casa para visitar uma pizzaria em que piratas cantam durante o jantar, viaja para conhecer uma hamburgueria temática do Harry Potter, caminha pelo bairro em busca de uma comida pelo cheiro, volta à restaurantes e bares pelo ambiente agradável, baixa as playlists dos lugares, atravessa a cidade por um bom prato de massa em que você leva a louça para casa. Tudo isso faz parte de um storytelling para oferecer uma experiência satisfatória para o seu cliente. Claro, se tudo fizer sentido.
Para Roger Klafke, coordenador de projetos de alimentos e bebidas do Sebrae RS, é importante o local ter o compromisso de entregar o que está prometido.
- Um ponto que eu valorizo bastante é a promessa. Qual a promessa que o restaurante tá fazendo de entrega pra ti? Porque ajuda a criar a tua expectativa. A gente tá falando de experiência dentro do lugar. Estão me prometendo uma experiência inesquecível - explica Roger.
Esses e outros insights sobre como os restaurantes podem melhorar a sua experiência do cliente podem ser vistos no podcast Plano de Voo, do Sebrae, e no e-book sobre a viagem à NRA 2023.