O tradicional prato italiano preparado com ovos, parmesão, pimenta e guanciale — um tipo de bacon italiano que não é defumado —, conquistou os brasileiros. Cada um tem a sua versão, mas a tradição pede poucos ingredientes e um modo de preparo único.
Testamos a versão de carbonara compartilhada pela chef argentina Paola Carosella e reunimos alguns truques que vão deixar a sua massa ainda mais deliciosa. Confira!
ESPAGUETE À CARBONARA
Ingredientes:
- 500g de massa espaguete
- Bacon defumado
- 3 ovos
- 1 gema
- 200g de queijo parmesão
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
- Leve a massa para cozinhar em água fervente com sal por nove minutos.
- Enquanto isso, em uma frigideira, refogue o bacon cortado em tirinhas pequenas até ficar bem crocante.
- Em uma tigela, misture os ovos, a gema e o queijo ralado bem fino. Tempere com pimenta a gosto.
- Quando a massa estiver pronta, adicione-a à frigideira com o bacon. Acrescente duas conchas da água do cozimento da massa e misture.
- Na sequência, em fogo baixo, acrescente a mistura de ovos e queijo à frigideira. Rapidamente, mexa bem para que forme o molho. Cuidado para o ovo não cozinhar e virar omelete!
- Sirva em seguida. Se necessário, tempere com mais pimenta e uma pitada de sal.
Truques para o preparo perfeito:
- O principal segredo na hora de preparar a carbonara é cuidar o tempo de cozimento. É importante que o ovo não cozinhe a ponto de virar uma omelete. Ele precisa formar um molho. Para isso, na hora que unir a mistura de ovos à massa, mexa rapidamente, retirando a frigideira do fogo e movimentando os ingredientes. Se preferir, você pode fazer este passo com o fogo desligado.
- Para que o molho fique cremoso, não deixe de adicionar as duas conchas da água do cozimento da massa. Ele vai deixar a receita ainda mais saborosa.
- Cuide o tempo de cozimento da massa. Siga as instruções da embalagem, mas retire da água um minutinho antes de ficar pronta, já que ela terminará de cozinhar na frigideira com o molho.
- Como o bacon e o queijo são bem temperados, a sugestão é que você acrescente sal somente se necessário, na hora de servir o prato.
- Para manter a comida quentinha, coloque um pouco da água do cozimento da massa nos pratos. Antes de servir, jogue a água fora. Assim, a temperatura se manterá ao longo da refeição.