O Palais Royal, aquele palácio e jardim fabuloso localizado em frente à ala norte do Museu do Louvre, é tido por muitos como o local de nascimento do Restaurante. Essa instituição surgiu do termo “restaurant”, um caldo que as pessoas serviam aos militares quando voltavam da guerra, dotado de uma grande capacidade restauradora.
Havia um consenso de que um bom restaurant precisava ser preparado com cebola, nabo, aipo, galinha, vitela e algum corte bovino. Tudo isso cozido lentamente e fervido por tantas horas que os ingredientes ficavam numa consistência absolutamente concentrada e líquida.
Isso nos possibilita concluir que “restaurant" tinha um poder medicinal, de curar alguma condição adversa, fosse ela física ou emocional.
Não à toa a gente toma canja hoje em dia, sempre que alguma coisa sai do prumo e precisamos ingerir algum alimento reconfortante e amigável. Por tudo isso, na década de 1770, após um estrondoso impacto causado pelo que supostamente foi o precursor, o modelo disseminou-se pela cidade, instituindo oficialmente este ícone cultural que são os restaurantes, já se autodenominando maison de santé, ou "empórios de saúde".
Paris é e sempre será a capital mundial da gastronomia, por ter criado e difundido o formato e nos ensinado o poder que a comida tem de mudar tudo para melhor. Trazendo toda essa carga histórica para o valor presente, me pergunto se os restaurantes seguem entregando a cartilha escrita pelo líder, de restaurar, curar, acalmar, melhorar nosso estado de espírito.
Fico aqui tentando listar alguns dos que entendo terem mais presente essa capacidade no meu ponto de vista, para onde recorro rapidamente quando preciso recarregar minhas energias e curar alguma indisposição momentânea, meu porto seguro emocional.
Atualmente, os que julgo terem esse poder restaurador mais presente, não em ordem de importância, mas, sim, completamente aleatória, são a Galeteria Alvorada e o Restaurante Andrea, em Caxias, além do Santo Antônio, da Lancheria do Parque e do Bah, aqui em Porto Alegre.
Que a gente nunca se distancie do conceito original e consiga eternamente encontrar lugares que nos recebam das batalhas da vida com esse dom medicinal e restaurador, acima de qualquer outra coisa.