Hoje, eu trago duas dicas valiosas para quem vai passar o verão "saariano" no Rio de Janeiro. A primeira - e mais básica - é não deixar de se hidratar. A segunda é fuja para as montanhas. Brincadeiras à parte, não estamos nos referindo ao alto do Cristo do Corcovado e nem ao Pão de Açúcar. Mas, sim, à Serra que fica no Distrito de Secretário, no município de Petrópolis.
Vale a pena subir e conhecer esta parte do interior fluminense para curtir uma temperatura um pouco mais amena, vistas e belezas naturais belíssimas e uma gastronomia de primeira. Peguei a estrada para conhecer as delícias de um restaurante que vem fazendo muito carioca abrir mão da praia pelo menos por um dia.
O Sítio Gastronômico tem cara de casa do campo e nasceu do desejo da chef Anna Dolezal de mudar de vida. Administradora por formação, a chef, que atuou como financeira de uma multinacional, largou tudo em São Paulo, onde morava, voltou para o Rio e resolveu cursar gastronomia. Para ajudar a pagar o curso na Le Cordon Bleu, ela e o seu marido, Lucca Medeiros, começaram a oferecer jantares na fazenda da família dele. As pessoas gostaram tanto que os despretensiosos encontros deram lugar ao que hoje é um dos restaurantes mais procurados da região.
Um projeto de arquitetura modificou um antigo estábulo, onde é o salão principal do restaurante. Em frente, um jardim com uma vista privilegiada da região, um gazebo e uma pequena horta com temperos cultivados que são usados nas receitas.
O funcionamento do Sítio Gastronômico acontece somente aos finais de semana e a aposta é no cardápio autoral, que muda de acordo com a sazonalidade dos ingredientes. Outro diferencial é que o casal trabalha com produtores locais, portanto os insumos e produtos são os mais frescos possíveis.
A carta de vinhos é liderada por Lucca e está em constante evolução. Os que mais saem são o Oak Barrel, um chardonnay brasileiro da Amitié, o vinho laranja uruguaio El Elefante, e o tinto Storia Lanthieri, da Eslovênia, um corte de merlot e cabernet sauvignon.
O menu tem três etapas e custa R$ 198. Fora dele e à parte se pode pedir alguns beliscos para abrir o apetite. Dica: o pão de queijo deles é uma delícia.
Na primeira etapa, provamos o creme de cenoura com cebola caramelizada, o raviolone de camarão com molho de espumante e ovas, e o crudo de atum na focaccia com aioli e amendoim. Perfeitos.
Já na parte dos principais, veio à mesa quatro pratos para degustarmos. O bombom de baroa com queijo de cabra e cogumelos; o angus com arroz de cebola queimada; a costelinha de porco com purê de banana da terra, guanciale e castanha de caju; e o pato braseado com arroz de cebola queimada. Tudo impecável.
Nas sobremesas, suspiros arrancados com o quindim de maracujá com sorvete de coco queimado; o morango fresco com iogurte, merengue e extrato de morango; e com o choux de tiramisu com mousse de chocolate amargo e calda de café.
SÍTIO GASTRONÔMICO
Endereço: Estrada Francisco Guimarães, n° 1.100, Secretário, em Petrópolis, no Rio de Janeiro
Telefone: (24) 99926-5873
Horário de funcionamento: sexta e sábado, de 12h30min às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 22h