Taças, cores, sabores e misturas nas dosagens certas. Os drinks vêm sendo protagonistas nos bares e restaurantes cariocas. Algumas casas, inclusive, criaram menus especiais voltados para os dias mais quentes. Afinal, nada melhor que aproveitar as tardes de sol ou noites de calor com os amigos tomando bebidas leves e refrescantes.
Point clássico na cidade, o Julieta Bar (@julietarestaurante) foi um desses lugares a investir nos drinks da temporada. Com 13 anos de balcão e uma coleção de prêmios, o bartender Daniel Milão criou seis combinações pensando no calor. O Arcos, com whisky bourbon, xarope de maracujá com hibiscos, limão tahiti, hortelã e clara de ovo, e o Do Verão, feito com Aperol, limão siciliano, tangerina, maracujá, xarope de pêssego e espumante, são algumas dessas opções.
Outro lugar que entrou nessa onda foi o Garoa Lounge Bar (@garoarj). O cardápio especial conta com um dos drinks mais concorridos da matriz do Garoa, em Santiago, na Espanha: o MaraMule, com vodka, ginger ale da casa e espuma de maracujá, é uma variação do clássico Moscow Mule. O Albahaca Collins, que leva vodka Skyy, Gin Nordés, Purê Monin de Kiwi, folhas de manjericão, toque salino e água com gás, e o Aquele, com Segredo de Bakko, Bacardi Prata, licor 43, Monin Elderflower, purê de Abacaxi, pepino, toque de ginger ale Garoa e espuma cítrica, também estão entre as novidades preparadas pelos bartenders multipremiados Igor Renovato e Douglas Henrique.
Já no Zazá Bistrô (@zazabistro), o menu para a estação caiu no gosto da clientela, principalmente dos turistas, a grande maioria de estrangeiros. Para criar as novidades, o mixologista Rausley Cler se inspirou no clima praiano e tropical da casa. O profissional procurou usar ingredientes brasileiros, bastante gelo e gaseificação para trazer a leveza e refrescância. Bons exemplos dessa tropicalidade são o Sgropino de Manga, que leva gin, sobert de manga, purê de manga, limão siciliano, licor 43 e espumante, e o Rasp Field, com gin, framboesa, hortelã, mix cítrico, limão siciliano e club soda.
O bar Os Imortais (@osimortais.bar), em Copacabana, que completou nove anos, inaugurou uma extensão da casa: um espaço do outro lado da rua dedicada aos coquetéis. A nova carta de drinks autorais primam pela refrescância que o verão pede. Ela é assinada pelo mixologista Thiago Teixeira, mas quem assume a operação e está no comando do balcão é o bartender Thales Muri. Sodas, highballs e hard seltzers, além das espumas cítricas, são as estrelas do novo menu. Entre os coquetéis exclusivos estão o Seu Pepino, que leva gin com soda de pepino, Pecado Vermelho, com vodka, purê de frutas vermelhas, sour mix, espuma de gengibre e hibisco em pó, e o Preshh Tropical, feito com gin, suco de limão, energético tropical, espuma cítrica e páprica picante.
Inaugurada em setembro de 2021, o Zaya (@zaya.leblon) nasceu com o pensamento voltado para o verão. A pequenina casa, no bairro do Leblon, tinha como ideia ser também um lugar para o pós-praia do carioca e turistas. E deu certo, casa sempre cheia nos fins de tarde e início de noite. A carta foi criada pelo Tato Giovannoni, considerado o melhor bartender do mundo 2020 de acordo com a The World’s 50 Best Bars, e as bebidas são primorosamente executadas pela talentosa Tábata Magarão.
A carta de drinks guarda boas surpresas e tem opções para todos os gostos. Como o Garden Fizz, que leva gin Tanqueray, limão siciliano, elderflower, orange bitter, pepino e tônica cítrico, o Banana Rama, com vodka, vermouth de banana da casa, mix cítrico, goiaba e água com gás refrescante, e o Como uma Onda, feito com gin, tônica, água do mar, spirulina azul e limão siciliano cítrico, que tem um leve toque azulado.