Espremida entre as montanhas e o mar, a cidade do Rio de Janeiro se reinventa e se moderniza o tempo todo. Mas ainda guarda muita história e locais que dizem muito sobre o jeito carioca de ser e viver. Listamos 10 destes lugares tradicionais que você deve incluir no seu roteiro da próxima viagem à capital carioca.
CONFEITARIA COLOMBO
Fundada em 1894, a casa presenciou diversas fases da Cidade Maravilhosa se tornando, inclusive, Patrimônio Cultural e Artístico do Rio. O local foi palco de festas e banquetes memoráveis de um Rio que ditava a moda e os costumes do país. Os anos se passaram, mas o salão repleto de grandes espelhos e prateleiras de vidro preservados faz com que o visitante entre numa espécie de máquina do tempo e se sinta no Rio Antigo. Costuma ter fila para entrar. A sugestão é tomar um café ou chá acompanhado de um doce.
Rua Gonçalves Dias, 32, no Centro
Fone: (21) 2505-1500
@confeitariacolombo
BAR JOBI
Desde 1956 funcionando no Leblon, o Bar Jobi é point do pós-praia e pré-noite. Concorrido, não é exagero dizer que é daqueles lugares para “ver e ser visto”, mas longe de se resumir a isso. A casa tem um chope muito bem tirado e petiscos saborosos típicos da culinária luso-brasileira, como o croquete de carne, os bolinhos, as empadas e os pasteis variados.
Av. Ataulfo de Paiva, 1166, no Leblon
Fone: (21) 2274-0547
@bar_jobi
CAFÉ 18 DO FORTE
Aberto em 2010 dentro do Forte de Copacabana, o Café 18 do Forte caiu nas graças do carioca o tornando um lugar disputadíssimo, principalmente nos fins de semana. Não só pela vista privilegiada e panorâmica para um dos mais famosos cartões postais do mundo, a Praia de Copacabana, mas também pela sua gastronomia. O café da manhã e o brunch são os que mais atraem os visitantes, porém, o restaurante também possui um menu elaborado especialmente para a hora do almoço.
Praça Coronel Eugênio Franco, nº 01, no Museu do Exército (Forte de Copacabana)
Fone: (21) 2523-0171
@cafe18doforte
BAR DO MINEIRO
Ir a Santa Teresa, bairro dos artistas e intelectuais, e não passar no Bar do Mineiro é quase um pecado. A casa existe desde 1992 e se tornou parada obrigatória para beber uma cerveja geladíssima acompanhada do delicioso pastel de feijão. Outra dica é pedir a feijoada, uma das mais famosas da cidade.
Rua Paschoal Carlos Magno, 99, em Santa Teresa
Fone: (21) 2221-9227
@bardomineiro
PAVÃO AZUL
Se tem um lugar que tem a alma descontraída e informal do carioca é o Pavão Azul. Boteco pé-sujo raiz, o lugar é point certo para o pós-praia e início de noite em Copacabana. Não à toa, também recebeu o título de Patrimônio Cultural Carioca. É mais um lugar que tem um chope bem tirado e ótimos petiscos. A dica é pedir a patanisca de bacalhau, o carro-chefe da casa. Imperdível!
Rua Hilário de Gouveia, 71, em Copacabana
Fone: (21) 2236-2381
@pavaoazuloficial
BAR URCA
Inaugurado em 1939, o Bar Urca é um queridinho dos cariocas. Graças à casa, que também é Patrimônio Cultural Carioca desde 2012, a mureta beira-mar do bairro ficou famosa. Um dos grandes baratos é que se pode comprar a cerveja (sempre gelada) e os petiscos, como as empadas, os pastéis, o bolinho de bacalhau e a casquinha de siri, e ficar sentado na mureta curtindo o entardecer em frente à Baía da Guanabara, com vista para o Cristo do Corcovado e aos pés do Pão de Açúcar. Se preferir, pegue uma mesa no segundo andar, onde funciona o restaurante e aprecie o cardápio com boas opções de frutos do mar.
Rua Cândido Mendes, 205, na Urca
Fone: (21) 2295-8744
@barurca
ACONCHEGO CARIOCA
Fundado na Praça da Bandeira, em 2002, trata-se do restaurante da Mestra do Sabor, a chef Katia Barbosa. Foi de lá que surgiu para o mundo o famosobolinho de feijoada, que recentemente se tornou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade do Rio de Janeiro. Mas não fique só no conhecido petisco. Aventure-se também nos pratos que mais saem: o Bobó de Camarão e o Baião de Dois.
Rua Barão de Iguatemi, 379, na Praça da Bandeira
Fone: (21) 2273-1035
@aconchegocariocarj
CASA DE ARTE E CULTURA JULIETA DE SERPA
A Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, localizada na praia do Flamengo, é um dos casarões em estilo neoclássico mais charmosos do Rio de Janeiro. É outro lugar da cidade que quando entramos, viajamos no tempo até os anos clássicos do Rio. Além de cultura, arte e gastronomia, se destaca ali um dos bares mais premiados da cidade, o Julieta Bar (@julietarestaurante), que aposta numa mixologia e coquetelaria clássica (com drinks repaginados) e em receitas autorais. Outra aposta da casa é o chás das cinco, sempre acompanhado de apresentações artísticas.
Praia do Flamengo, 340, no Flamengo
Fone: (21) 2551-1278
@julietadeserpa
BAR BRASIL
Ano após ano (e 115 já se passaram), o Bar Brasil continua sendo uma referência em gastronomia alemã no Rio. Entrar no restaurante é como voltar no tempo. A começar pelo sobrado, cuja fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico, e a linda chopeira centenária, uma raridade na cidade que ainda tira chopes perfeitos. Quando abriu a casa se chamava Bar Zeppelin, mas ficou conhecida mesmo como Germânico. Porém, com a Segunda Guerra Mundial, os estabelecimentos com nomes que remetessem à Alemanha precisaram trocar de nome para evitar represálias. Foi assim que se tornou o Bar Brasil. A salsicha Bock e a Vitela, acompanhada de salada de batata e chucrute, são ótimas pedidas, além do Kassler (carré defumado), do Eisbein (joelho de porco), e da sobremesa Apfelstrudel (torta de maçã).
Rua Mem de Sá, 90, na Lapa
Fone: (21) 2509-5943 / 99510-8445
@bar.brasil
BOTECO BELMONTE
Inaugurado em 1952, o Belmonte do bairro do Flamengo se tornou a matriz de uma rede que, hoje, é a que mais vende chope no Rio. O clima descontraído e informal da primeira casa continua até hoje. Basta ver todas as noites os clientes bebendo e comendo em pé na calçada. Para essa turma, o bate-papo não tem hora para acabar, quando acompanhado de um chope geladinho e umas empadas abertas (as de carne seca com catupiry e as de camarão com catupiry são ótimas). Quem curte fazer uma refeição, a dica é sentar numa mesa dentro do pequeno salão e pedir o clássico Filé à Oswaldo Aranha, que vem com arroz, batata portuguesa, farofa e muito alho frito.
Praia do Flamengo, 300 - Loja B, no bairro do Flamengo
Fone: (21) 2552-1399
@boteco_belmonte