É inegável que a culinária japonesa ganhou o paladar brasileiro há muito tempo. Mas, além do sushi e do sashimi, a comida do país asiático traz uma variedade infinita de pratos quentes cheios de sabores únicos e marcantes.
Para celebrar a chegada dos imigrantes japoneses no Brasil, data comemorada no dia 18 de junho, listamos restaurantes em Porto Alegre que apostam na gastronomia para além dos peixes crus. Na Capital, as opções vão desde os clássicos lámens, yakisobas e guiozas até os sanduíches.
SAKAE'S
Considerado o primeiro restaurante japonês da cidade, o Sakae's abriu as portas em 1973, em Porto Alegre. O ambiente é muito simples e aconchegante, a fachada da antiga casa da rua Castro Alves não chama muito atenção, mas a porta de entrada é um charme só, com aquelas cortininhas ao estilo japonês. No cardápio, encontramos várias opções de pratos quentes, como soba, tempura, yakimeshi, harumaki e teppanyaki. Todos os pratos são autênticos da culinária japonesa, assim como os combinados de peixe cru.
Rua Castro Alves, 690, no bairro Rio Branco
@restaurantesakaes_
DANJOU IZAKAYA & LÁMEN
Criado para ser um bar típico japonês, O Danjou propõe uma verdadeira experiência nipônica. A especialidade da casa são os lámens, mas o cardápio também contempla pratos como karaage, guiozas, oniguiris, dashimaki e, é claro, sushis.
Rua Félix da Cunha, 641, no bairro Floresta
@danjoulameneizakaya
SANDO
Um clássico das ruas de Tóquio chegou há menos de dois meses a Porto Alegre. A Sando trouxe para Porto Alegre os famosos sanduíches japoneses. O tradicional katsu sando é feito a partir da união do tonkatsu, o filé de porco empanado na farinha panko, e do shokupan, um pão de leite japonês bem fofinho. O cardápio contempla outras quatro versões salgadas do lanche, duas opções doces com frutas e sorvete e também entradinhas perfeitas para compartilhar. As receitas seguem os ingredientes originais japoneses, mas também ganham um toque de personalidade da casa.
Na Galeria Moinhos de Vento (Av. Independência, 1.211, loja 28), no bairro Moinhos de Vento
@sando.poa
DAIMU
Com um espaço intimista e charmoso, o restaurante promete uma experiência gastronômica genuinamente japonesa. O Daimu é conhecido por preservar as tradições, mantendo as técnicas e o cuidado na escolha dos frutos do mar que são utilizados. No cardápio, além dos sushis e dos sashimis, há diversas opções de pratos quentes, como Udon. Inclusive, a novidade do menu para o inverno é o Missô Ramen.
Rua Dinarte Ribeiro, 169, no bairro Moinhos de Vento
@daimu_poa
MR. CHAU
Famoso pelos yakisobas, a desde 2010, o Mr. Chau contempla culinárias de vários países asiáticos. É daquelas comidas feitas com carinho e cheio de ingredientes frescos e deliciosos. Para o inverno, o lámen está de volta ao cardápio com um delicioso caldo asiático, macarrão, filé suíno ou frango, ovo, cenoura, cebolinha e gengibre. Há a opção vegetariana e vegana também. O prato ainda acompanha um bao.
Rua Cel. Genuíno, 171, no bairro Centro Histórico
@mrchaucentrohistorico
SHIMU
Ao lado da Sando, está uma outra lojinha extremamente charmosa que propõe um mergulho na cultura asiática. O cardápio é enxuto, mas cheio de sabor. Há yakisoba e yakimeshi como opções de pratos quentes, além de guiozas, baos, oniguiri. Para beber, ainda há soju, a famosa bebida coreana, e sakês.
Na Galeria Moinhos de Vento (Av. Independência, 1.211, loja 30), no bairro Moinhos de Vento
@shimu_sabores