Você já ouviu falar do pastrami? O produto que vem ganhando força nos restaurantes e lancherias de Porto Alegre é um fiambre feito a partir de carne bovina. Com sabor marcante e bem suculenta, a carne é uma receita judaica muito antiga (antes mesmo da invenção da luz elétrica).
A técnica de produção era feita para conservar a carne, já que não havia meios de refrigeração na época. Daí que surge o nome pastrami que, em romeno, significa “conservar alimentos”.
Para produzir o pastrami, a carne passa por duas etapas. A primeira delas é a da cura líquida, ou seja, deixar a carne submersa em um recipiente com água, sal e especiarias, de cinco a dez dias. O resultado é uma carne rosada e bem temperada. Depois, é defumada para agregar sabor marcante ao pastrami. A defumação é feita com a fumaça de madeira, que desidrata a superfície da carne. A membrana crocante que se forma impede que microrganismos se desenvolvam no produto, aumentando a validade da carne em temperatura ambiente.
E, por dentro, permanece macia e suculenta! Um dos pratos clássicos com pastrami é o sanduíche com picles de pepino e mostarda. Confira cinco lugares para comer a iguaria!
Onde comer sanduíche de pastrami
ROISTER
A cozinha contemporânea do Roister também contempla pratos judaicos. Por lá, você encontra o pastrami também numa versão diferente: como croqueta. Mas, claro que o sanduíche não ficaria de fora! Com pão de fermentação natural, maionese de mostarda e picles de pepino, o lanche é acompanhado de fritas. Uma delícia.
Rua Vinte e Quatro de Outubro, 1454, no bairro Auxiliadora
@roisterpoa
MOISHE'S DELI
A lancheria judaica é uma ótima opção para uma pausa rápida durante o dia. Além do sanduíche de pastrami que leva o nome do restaurante, o menu tem outras opções tradicionais, como bagel com pastrami e latkes.
Rua Miguel Tostes, 997, no bairro Rio Branco
@moishesdeli
ARMAZÉM BOX 18
O armazém que une as culinárias uruguaia e judaica tem um sanduíche de pastrami com queijo colonial e mostarda de respeito. Eles não poupam no recheio: o sanduba leva várias fatias do fiambre, o que torna o prato uma ótima opção para brunch ou até um almoço.
Rua São Manoel, 141, no bairro Santa Cecília
@armazembox18
SABRA DELICATESSEN
A casa de especialidades judaicas no Bom Fim não poderia deixar de vender pastrami. Você pode prová-lo no sanduíche, um dos carros-chefes da Sabra. Se você curte a culinária judaica, vale conhecer outros produtos típicos que vendem por lá, como o pão Chalá e o Guefilte Fish, um bolinho de peixe.
Rua Fernandes Vieira, 366, no bairro Bom Fim
@sabradelicatessen
BANCA 43 BELA VISTA
A casa que vende fiambres de todos os tipos em Porto Alegre não poderia deixar de oferecer o pastrami. Além da iguaria a granel, a unidade no bairro Bela Vista vende também o sanduíche. Chamado Bom Fim, o prato leva maionese, queijo colonial, mostarda e picles de pepino, tudo em um pão baguete multigrãos.
Rua Carlos Trein Filho, 1100, no bairro Bela Vista
@banca43