Mais de 16 mil quilômetros dividem o Brasil da Ásia. Mas um pedacinho do continente oriental atravessou o mundo e abriu as portas há pouco tempo no Baixo Barra, no BarraShoppingSul. E, claro, nós fomos conferir.
O PKC Fusion é um restaurante de comidas asiáticas. Além da expertise da cozinha coreana, que há 12 anos faz parte da cena gastronômica de Porto Alegre, o Grupo PKC trouxe para o shopping a fusão das culinárias tailandesa, vietnamita, chinesa e japonesa. Da entrada às sobremesas, tudo é pensado para nos levar a uma experiência única de sabores.
Começamos com o coreano Dak Tuiguim Spice, um frango frito no tempurá, com molho de pimenta gochujang, cebolinha verde e semente de gergelim branco que acompanhava uma salada de repolho roxo com maionese de alho. Os pedacinhos de frango chegam crocantes à mesa, como pipoca. O prato é bem apimentado e saboroso. A combinação com a salada deixa tudo em equilíbrio, já que ela é refrescante e leve.
Para a outra entrada, a viagem foi um pouco mais curta: da Coreia do Sul até a Tailândia. O Gaeng Kiew Gai é um curry verde com leite de coco, legumes — como brócolis, couve-flor, nabo e ervilha torta — e frango. É um caldinho com diversos condimentos e temperos especiais. Se você gosta de pratos fortes, essa é uma aposta certeira, pois eleva os sabores a outro nível. O arroz thai jasmim vem à parte para que cada um possa compensar a picância conforme o seu paladar.
Para os principais, nos mantemos em terras tailandesas, ainda que estivéssemos com um pé no Japão. Com tofu, broto de feijão e amendoim, o Pad Thai Camarão é uma massa de arroz thai style com camarões salteados. Duas fatias de limão acompanham o prato para dar um toque de acidez que a receita pede. A massa é levinha e cremosa, o que a transforma em uma base muito versátil para todos os tipos de complementos. E nada melhor do que um bom camarão, não é mesmo?
Na terra do sol nascente, esse é um dos pratos mais democráticos e populares, principalmente no inverno. Por aqui, é uma opção para quem gosta de uma friturinha. O Donburi Katsudon — que não tem esse nome à toa, já que donburi significa, literalmente, tigela, e katsu vem de tonkatsu, que significa costeleta de porco — é um bowl de arroz coberto por um filé suíno empanado na farinha panko com molho dashi e ovo frito, com a gema bem molinha, e alga nori picadinha. Um tempurá de cenoura, brócolis e nabo completam a receita. A carne é supercrocante por fora e suculenta por dentro. A gema do ovo é como um abraço em cada garfada. E a cada garfada, surge um novo sabor.
Como todos os pratos recebiam diversos temperos e especiarias menos comuns na nossa rotina, o paladar pedia por uma bebida refrescante. À base de vinagre de pêssego, a Korean Soda é gaseificada e muito interessante, algo entre um refrigerante e uma água com gás saborizada. Uma delícia! Vai muito bem entre uma pimentinha e outra.
Para finalizar, que tal um sorvete? O Melona é um picolé que une a cremosidade do leite e o sabor das frutas. Fomos no original, de melão, e não nos arrependemos. Já o Samanco é um waffle em formato de peixe, recheado com doce de feijão vermelho e creme de chantilly. Isso mesmo, feijão, chantilly e waffle. Pode parecer estranho, mas é delicioso. A massa do peixe é fofinha, e o doce de feijão tem um gosto inexplicável, mas que combina muito bem com o chantilly.
Depois da experiência, ficou comprovado que viajar ao outro lado do mundo é fácil: é só dar um pulo no Baixo Barra, do BarraShoppingSul, na Av. Diário de Notícias, 300.