Um dos meus maiores prazeres da vida é pegar a estrada para ir conhecer algum lugar novo. Mas, na maioria das vezes, quando queremos sair um pouco da rotina, a gente acaba sempre lembrando de destinos tradicionais como a serra gaúcha e o Litoral. Porém, o interior do nosso Estado tem muitos lugares incríveis para explorar e é exatamente sobre um desses lugares que eu vim contar.
Em um domingo de janeiro com o tempo chuvoso e mais fresquinho, a vontade de uma comidinha afetiva bateu forte. Como estava passando um período com a minha família que mora no interior, meu irmão e minha cunhada nos convidaram para ir a Erechim conhecer a Villa Trentin e almoçar por lá. Sem pensar duas vezes, pegamos a estrada!
O lugar fica há uns 4km do centro de Erechim, na Rodovia RS-420. Mas é muito bem sinalizado na estrada e fácil de encontrar. Logo na entrada, o espaço já encanta com a arquitetura bem colonial e casas feitas com madeiras de demolição de outras casas demolidas na região. A Villa Tretin foi construída em 2012 e, hoje, contempla uma área de 50 mil m² que se divide entre a pousada com cabanas, a cantina italiana e outro espaço para eventos.
Mesmo com o dia chuvoso e friozinho, a vista para o vale é incrível, daqueles lugares para recarregar as energias mesmo e respirar um ar puro de natureza. Tem um parquinho para as crianças aproveitarem também e, para quem preferir aproveitar um happy hour de final do dia, no deck de madeira, eles servem tábuas de frios com produtos coloniais e alguns drinks, espumantes e vinhos.
Mas como não fomos para brincadeira, nosso objetivo mesmo era o café colonial. O valor é R$ 49,90 por pessoa no final de semana e em feriados. Durante a semana, de terça a sexta, é R$ 39,90. Chegamos por volta das 14h e logo colocamos o nosso nome na fila de espera, já que não tínhamos feito reserva. O local está operando com a capacidade reduzida, devido às diretrizes de combate ao coronavírus, por isso, tivemos que esperar uns 30 minutos até vagar uma mesa. Caso não queira aguardar, vale fazer a reserva. Mas a vista do lugar faz com que a espera seja super agradável.
Mesa vaga, hora de atacar! O sistema da casa é bem simples, alguns pratos vêm na mesa e outros são servidos em formato de buffet como as tortas e bolos. As bebidas quentes como o café, leite e chá ficam no fogão à lenha que completa todo o charme do lugar e, convenhamos, que faz toda a diferença no sabor, né?
O cardápio é extenso, afinal, são mais de 50 variedades de pratos entre doces e salgados, mas vamos aos destaques (na minha humilde opinião, é claro). Veio polenta brustolada com queijo, salame frito na chapa, queijo na chapa, risoles de frango, pastel de carne, filézinho de picanha, pão de queijo, fortaia - um omelete com queijo e salame - e um bolo salgado que pedimos repeteco alguma vezes.
Além disso, veio uma cestinha com pão caseiro, daqueles de casa de vó, bem italiano, e algumas geleias e nata. A geleia de figo era de comer rezando - confesso que comi de colher mesmo.
Sessão dos salgados concluída com sucesso, chegou a hora de irmos para os bolos e tortas. Fiquei alguns bons minutos tentando decidir o que provar (como uma boa libriana), tinha bolo de limão, maracujá, laranja, cenoura com chocolate, coco, nozes e vários outros. Mas as minhas escolhas mais do que certeiras foram a torta de abacaxi com chocolate branco e o bolo de mandioca.
Esse bolinho de mandioca ganhou o meu coração de uma forma que eu queria mesmo era levar ele inteiro para casa. Todos os pratos são feitos lá mesmo, aquelas receitas de família que passam por gerações, e dá pra sentir todo o carinho que tem por trás.
Para finalizar, mais um cházinho contemplando essa vista linda!
Que grata surpresa, Villa Trentin! Um domingo mais do que delicioso e ficou a certeza de que temos que voltar para provar o almoço ou jantar com rodízio de massas. Ih, já deu água na boca só de pensar.
VILLA TRENTIN
RS-420, em Erechim
Telefone: (54) 99922-7959 ou (54) 99922-8151
Horário do café colonial: de terça a sexta, das 15h às 22h, aos sábados, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 9h às 20h
Mais informações e reservas pelos telefone
@villatrentin