Entre diversos termos como restaurantes undergrounds ou à portas fechadas, os antirrestaurantes partem do princípio de serem residências que abrem suas portas para jantares com convites vendidos antecipadamente. Quem gosta de uma bela aventura exclusiva, precisa conhecer esse conceito que vem ganhando o coração dos apaixonados por experiências gastronômicas para fugir do convencional ao redor do mundo. E adivinha: tem um aqui na serra gaúcha, de tirar o fôlego. Se chama L´Aventure 4x4 e fica na bela cidade de São Francisco de Paula.
Quem comanda as panelas é o casal Vivi e Luis, anfitriões e idealizadores do antirrestaurante. O Luis nos buscou na pousada e nos levou a uma casa que parecia ter saído de um filme. A propriedade fica dentro de um arborizado condomínio, a uns 5km do centro da cidade. Logo na entrada nos deparamos com um maravilhoso trabalho de ferro com o nome do local suspenso e, junto às árvores bem iluminadas, tochas com chamas. Ali seria o começo da nossa aventura, chamado de Jantar das Sensações!
Fomos devidamente apresentados à Vivi e começamos a dinâmica sendo vendados! Esse tom de mistério logo na chegada foi super consoante com esse ar secreto que é proposto num antirrestaurante. Já deu para perceber que a noite pouco lembraria os tradicionais jantares em restaurantes.
Chegamos a um local com ar fresco que fomos conduzidos vendados. Ainda sem poder enxergar, a ideia era tirar uns minutinhos com o ventinho no rosto tentando sentir o máximo de sensações. Era cheirinho de natureza, barulho quase nulo e ar puro, clássico da Serra à noite. Aí fomos orientados a tirar as vendas.
Estávamos em uma espécie de varanda, praticamente imersos na mata à frente. Que momento mais bucólico. Depois de ouvir uma breve história sobre as marcas que deixamos na vida das pessoas, foi nos dado fitas para que amarrássemos na árvore. Para que assim, cada um que passasse por ali deixasse seu nó, seu registro. Antes de começar o jantar, trouxeram um espumante para que brindássemos a sós.
Assim que terminamos nosso momento ao ar livre (e nossas taças de espumante, claro), entramos finalmente para conhecer a casa que abriria suas portas para o nosso jantar. De cara nos deparamos com um cantinho personalizado para nós, com uma foto impressa num pequeno quadrinho. Quanto carinho, quanto amor aos detalhes. Comentamos com o casal a nossa adoração por vinhos Malbec e a resposta? Um vinhaço argentino, por conta da casa, perfeito para dialogar com nosso jantar que seria de menu argentino.
Numa pequena ilha, entre a sala de jantar e a cozinha fomos surpreendidos com uma bela mesinha de antepastos. Entre os aperitivos tinha a focaccia da casa, algumas geleias, pesto de ervas, salame, queijo colonial, morangos, azeitonas e amendoins. E claro, azeite de oliva e pimenta-do-reino ao lado. Os amendoins eram salpicados na brasa com flor de sal, uma delícia.
Para degustar essa mesa de entradas deliciosas, logo abrimos o vinho. Simples assim: uma pequenina sala de estar daquelas tão aconchegantes, que nos fez sentirmos em casa.
Depois dos antepastos, a segunda etapa do jantar foi feita por nós. Na bancada da cozinha o casal separou pequenas cumbucas com ingredientes para montarmos nossos pimentões recheados. Contaram que, baseado em suas andanças pelo país vizinho, recomendavam que os pimentões amarelos fossem recheados com queijo cremoso, chimichurri, tomatinhos e ervas!
Depois de preparados, fomos levar os pimentões para a cozinha, que fica do lado de fora da casa. Ao entrar, já nos deparamos com o fogo a mil na parrillera e o Luis no comando. Os legumes na brasa já deixavam seu aroma na pequenina cozinha de estilo rústico.
Voltamos à mesa de jantar e, logo foi servido nosso prato. O pimentão do jeitinho que montamos, defumado com maestria. Junto, um milho agridoce com flor de sal e selado na manteiga: um fenômeno de sabor. Entre um prato e outro, descemos para explorar a pequena floresta debaixo da casa.
Chegaram os pratos principais e o aroma que trouxe junto já dava água na boca. Ambos pratos eram acompanhados dos legumes feitos na brasa. O prato do meu namorado era a composição do menu argentino de fato: um belo entrecot, de fato bem generoso e exatamente ao ponto mal passado como pediu. E o meu, um peixe leve e bem temperado com ervas.
Para acompanhar, batatinhas rústicas com páprica picante e uma deliciosa farofa de pinhão. Inclusive, a farofa é uma das especialidades da casa, composta por uma mescla de farinhas, bacon, salsinha e a estrela que é o pinhão. Dá vontade de comer pura de tão boa.
Minha sobremesa foi um crepe de jabuticaba de tirar o fôlego. Merece até um close dessa composição impecável: crepe fininho na textura ideal, e recheio cremoso na medida.
A sobremesa do meu namorado era um pudim com doce de leite dos deuses. Que ainda veio acompanhado de um alfajor tipicamente argentino.
Não bastasse tamanha dedicação e carinho durante toda a experiência e jantar, ainda ganhamos uma fofa colher de madeira de recordação e levamos para casa a nossa foto com um recadinho atrás, e mais alguns daqueles alfajores deliciosos. Que experiência mais encantadora, daquelas completamente fora do que estamos acostumados. A experiência sai por R$ 145 por pessoa, e mais de 4 pessoas abatem um pouco do valor. Não cobram a taxa de serviço; o brinde de espumante é incluso, e demais bebidas são à parte.
Até a próxima, L´Aventure, Vivi e Luis! Foi inesquecível.
L´Aventure 4X4
R. das Nascentes, 312 - Colinas de São Francisco, São Francisco de Paula
Para reservas e mais informações: (51) 99739-9514
@laventure4x4