Clássico é clássico! Pensando nisso, selecionamos 15 lugares, entre restaurantes, botecos e lancherias, que são tradicionais no Rio de Janeiro e merecem muito a visita. Coloque no seu roteiro se você for turista, e se for carioca, fica a dica para conhecer esses pontos históricos da cidade.
ADEGA PÉROLA
O Adega Pérola é um lugar muito tradicional e premiado do Rio de Janeiro. O boteco fica em Copacabana e, durante o fim de semana, a busca por mesa costuma ser disputada. O Adega abriu as portas em 1957 por portugueses, mas até hoje, mesmo em mãos de outras pessoas, a promessa de servir bem e manter a tradição é seguida à risca. Por lá você encontra uma quantidade enorme de petiscos, são mais de 100, desde polvo, toucinho, queijos, até vinagrete e outras comidinhas. A nossa dica é o prato carro-chefe da casa, os bolinhos de bacalhau. Coloque uma pimentinha e delicie-se!
Rua Siqueira Campos, 138 A – Copacabana
Fone: (21) 2255-9425
CONFEITARIA COLOMBO
Pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro fica a famosa e clássica Confeitaria Colombo, patrimônio cultural e artístico da cidade, e parada obrigatória para qualquer turista que estiver visitando a Capital carioca. Há mais de 120 anos, grande salão é coberto de espelhos e prateleiras de vidro cheias de latas de biscoito, louças e brilhos. Aposte na tradição e peça um chá com uma torta. Sente, relaxe e admire o espaço incrível e histórico.
Rua Gonçalves Dias, 32 - Centro
Fone: (21) 2505-1500
BAR URCA
Não se preocupe com a fila de espera e aprecie a vista. A graça é se instalar junto à mureta da Urca, em frente ao restaurante, e petiscar alguns quitutes enquanto aguarda mesa. Nossa dica são os bolinhos de bacalhau e os pastéis de camarão e de siri. Com uma cervejinha, claro. Lá dentro, aposte nos peixes grelhados. Sem erro!
Rua Cândido Mendes, 205 - Urca
Fone: (21) 2295-8744
PAVÃO AZUL
O autêntico botequim Pavão Azul pode ser considerado a meca da baixa gastronomia de raíz por todos amantes dessa cultura tão apaixonante. Basta passar uns cinco minutos por lá para notar que o lugar é a cara do Rio de Janeiro. Comece pelos croquetinhos de carne, passe pelo o bolinho de bacalhau, e finalize pastelzinho de camarão. Mas, não esqueça daquela cerveja bem gelada.
Rua Hilário de Gouveia, 71 - Lojas A e B - Copacabana
Fone: (21) 2236-2381
BB LANCHES
Parada obrigatória para um almoço tardio depois de uma caminhada no calçadão. Vá de eggburger de frango com salada, mas não se engane, não é nada bonitinho, é um sanduba exatamente como aqueles que faríamos em casa, só que com muito mais graça. Outra opção é o tostex de blanquet de peru. Para beber, aposte no suco de acerola com laranja.
Rua Aristoteles Espíndola, 64 A - Leblon
Fone: (21) 2294-1397
RIO MINHO
O Rio Minho ostenta o título de restaurante mais antigo do Rio em atividade no mesmo lugar. Ele está na praça desde 1884. Por lá, todos os pratos são grandes e mesmo as meias porções servem duas pessoas. Um balcão decora o espaço e fotos de pratos que parecem estar na parede há mais de 20 anos completam o ambiente. A quantidade grande de fregueses afirma a autenticidade do local. Experimente o polvo ao alho com arroz de brócolis, um dos carros-chefe da casa.
Rua do Ouvidor, 10 - Centro
Fone: (21) 2509-2338
BAR DO ADÃO
Além de carregar quase 100 anos de história, o bar, um dos mais movimentados do bairro Santa Teresa, também é
famoso por seus variados bolinhos e pela extensa carta de cachaças. Experimente o croquete alemão de carne e o mix de bolinhos, que vem com bolinho de feijão, de feijão branco com calabresa e de abóbora com carne seca. Acompanhe tudo com a mais tradicional caipirinha.
Rua Áurea, 26 - Santa Teresa
Fone: (21) 2232-0822
Quando bater a sede no caminho antes ou depois da praia, dê uma passadinha no Bibi. Nossas dicas são o Silvestre (com morango, amora e framboesa) e o suco de mamão, laranja e cenoura. Complete com um sanduba e tá feito o lanche. No Bibi Sucos é humanamente impossível não parar, apreciar a vista e, porque não, pedir alguma coisa que inclusive faça bem à saúde.
Av. Ataulfo de Paiva, 591-A - Leblon
Fone: (21) 2259-4298
ACONCHEGO CARIOCA
É o bar da chef Kátia Barbosa, além de ser uma das experiências mais marcantes do Rio de Janeiro. A começar pela decoração, com redes pendentes do teto. Experimente os bolinhos de bacalhau com grão-de-bico e o clássico de feijoada com couve. Dê sequência com a picanha de sol e farofa de amendoim para dar uma quebrada na fritura.
Rua Barão de Iguatemi, 379 - Praça da Bandeira
Fone: (21) 2273-1035
CHICO E ALAÍDE
Na divisa entre o Leblon e Ipanema, é um bar movimentado de gente que não resiste às delícias. É o próprio Chico, dono do bar, o responsável por tirar cada chope gelado. Mas o foco lá também são os pratos preparados pela Alaíde, como o bolinho de aipim com camarão e catupiry e o de bacalhau.
Rua Dias Ferreira, 679 - Leblon
Fone: (21) 2512-0028
APRAZÍVEL
Um oásis no meio da cidade grande. Localizado em Santa Teresa, o restaurante com decoração rústica tem uma vista
imperdível da cidade. O calor do Rio pede uma cerveja artesanal ou uma caipirinha (escolha a Limeiríssima, com lima da pérsia). Os pratos são tipicamente brasileiros, para todos os gostos. Na hora da sobremesa, não esqueça de pedir a variação de doces mineiros da Serra da Canastra.
Rua Aprazível, 62 - Santa Teresa
Fone: (21) 2508-9174
JOBI
Este bar dispensa apresentações. Está sempre cheio de gente que vai em busca de petiscos, como as empadinhas de
camarão, e do chope sempre gelado. Mas se a fome for grande, vá além dos petiscos. Nós adoramos o bacalhau e as
sardinhas fritas. Isso sem falar na incrível feijoada, que vem com couve, farofa e arroz.
Av. Ataulfo de Paiva, 1166 - Leblon
Fone: (21) 2274-0547
BAR DO MINEIRO
Comer a feijoada do Mineiro é jogo duro em qualquer circunstância. O que dirá então de um sábado que não deu praia.
O negócio é chamar a turma e partir pro bar, que provavelmente estará com fila (mas vale a pena esperar). Nada mais
justo do que começar com um pastel de feijoada, imperdível. Depois é só curtir a feijoada clássica mesmo, com farofinha e tudo.
Rua Paschoal Carlos Magno, 99 - Santa Teresa
Fone: (21) 2221-9227
GALETO SAT'S
Cadeiras e mesas de madeira preenchem o pequeno salão de piso de pedras que rodeiam o balcão que abriga a
churrasqueira. O teto baixo e iluminação clara trazem aconchego, fora todas as cachaças espalhadas pelos cantos da casa. O cardápio é surpreendente e oferece sabores autênticos como o galeto no molho de laranja, na cachaça ou
caipirinha. Quem vive a baixa-gastronomia do Sat's, experimenta o que há de melhor na simplicidade botequeira carioca
com muita fartura.
Rua Barata Ribeiro, 7 - Copacabana
Fones: (21) 2275-6197
ADONIS
O ano era 1952 e o recém-inaugurado Adonis ficava na antiga parada de bonde da então movimentada zona industrial
da cidade. A cidade cresceu, a economia se diversificou, mas 64 anos depois o boteco continua firme e forte na mesma movimentada esquina do atual bairro de Benfica. O chope bem gelado é o que faz a fama do lugar, tirado direto da velha torneira de bronze.
Rua São Luiz Gonzaga, 2.156 - Loja A
Fone: (21) 3890-2283