Era um dia xoxo de outono em Balneário Camboriu e eu não estava esperando nada demais, eu só queria almoçar. A família foi em comboio pra Casa da Lagosta sentir o clima à beira-mar e respirar um pouco do ar da rua.
As mesas ao ar livre realmente são as mais disputadas, com vista direto pro movimento da avenida e da praia. Tinha até um povo fazendo um sambinha na praia e já animou.
O restaurante é simples e tem um clima muito gostoso de descontração e simpatia entre os garçons e proprietários, que circulavam pelas mesas perguntando se estava tudo perfeito.
Como já havíamos chegado tarde, meu tio pediu um couvert pra acalmar os estômagos. Eu dispensei e me segurei mais um pouco porque eu queria era comida mesmo. O couvert era simples, com pães, torradas, pastinhas de atum e molho tártaro, azeitonas, cenouras e pimenta biquinho.
Estávamos em sete pessoas e pedimos três pratos. Cada um deles serve muito bem duas pessoas. Um deles era o Côngrio à Belle Meuniere: grelhado na manteiga com alcaparras, champignon, palmito, dois camarões médios, arroz à grega, pirão e batata. Esse foi o único prato que não experimentei, mas a cara estava ótima.
Meu tio pediu uma garoupa à escabeche e me disse com os olhos brilhando que era um prato delicioso. Provei e tive que concordar: Azeite de oliva, cebola, tomates e otras cositas más moldavam um sabor incrível. Comida bem temperada daquelas que fazem jus à cada papila gustativa.
Eu e minha mãe dividimos um salmão ao molho de laranja flambado no cointreau. Amo molho de laranja e costumo até fazer um peru com esse molho fora da época de Natal lá em casa. Cítrico e agridoce na medida certa, perfeito.
Aliás, a comida toda estava maravilhosa, me surpreendeu, porque pode acontecer de uma ou outra coisinha deixar a desejar no meio de tantos pedidos.
Como se não bastasse, apareceu o proprietário que parece que conhece muitos clientes por lá, colocando um prato de pirão d’água na nossa mesa (aquele pirão branco feito só com a farinha de mandioca e água fervendo). Eis que esse pirão foi a cereja do bolo, imaginem ele bem temperado com azeite de oliva, cebolinha e pimenta-do-reino. Virou o rei do meu prato e conseguiu desbancar o pirão que vinha como acompanhamento do salmão.
Lugar aprovadíssimo e não vejo a hora de voltar, mesmo. Ótimo custo benefício com comida maravilhosa e atendimento simpático. Os três pratos e mais o couvert deram R$ 343, sem incluir bebidas e 10%.
Casa da Lagosta
Avenida Atlântica, 5.600 – Barra Sul
Balneário Camboriú – SC
Fone: (47) 3264-1382
Aceita cartões: American Express, Mastercard, Visa, Maestro, Rede Shop, Visa Electron