Que sou defensora que o vinho acompanha todos os momentos, não é novidade, né? Mas, em uma sexta-feira, abrir uma garrafa de vinho, pedir uma pizza e assistir a um filme em boa companhia (ou na sua própria) é um baita programa para encerrar a semana. Se estiver chovendo, então, se torna a noite perfeita.
Para unir o útil ao agradável, tenho algumas dicas de filmes e séries para quem quer relaxar e conhecer um pouco mais do mundo do vinho.
OS CLÁSSICOS PARA VER SEMPRE
SIDEWAYS: ENTRE UMAS E OUTRAS (2004)
Uma comédia inteligente entre amizade e vinhos, na qual dois amigos saem de viagem – é a despedida de solteiro de um deles – para conhecer as vinícolas da Califórnia. Durante o longa, a pinot noir ganha destaque. Miles, um dos personagens, é apaixonado por essa variedade. Na vida real, o mercado californiano teve um aumento significativo na produção da uva após os três primeiros anos de lançamento do filme, sendo conhecido como “efeito sideways”.
Um filme leve, com um pouco de comédia, um pouco de romance e, principalmente, paisagens exuberantes. Conta a vida intensa de um financista que ganha de herança a propriedade do tio. Inicialmente, sua ideia era chegar lá e vender as terras, mas, ao longo e depois de umas garrafas de vinho, tudo muda. Dá vontade de assistir várias vezes, para relaxar, soltar uns risos, buscar o romantismo e planejar uma viagem para França.
O JULGAMENTO DE PARIS (2008)
O filme retrata um fato histórico e real, ocorrido no ano de 1976. O Château Montelena, de Napa Valley, ganha uma competição de melhor vinho e se torna referência na produção de chardonnay. Essa degustação fica marcada mundialmente porque, na época, existia a hegemonia francesa no mundo dos vinhos. Idealizado pelo sommelier Steven Spurrier, o evento é realizado para provar aos demais colegas o que estava acontecendo em outros países, principalmente na Califórnia. Assim, reuniu degustadores, que elegeram o vinho californiano como o melhor do julgamento.
SOUR GRAPE (2016)
É outro filme baseado em fatos reais. Em Sour Grape, conhecemos a história de Rudy Kurniawan. O amante de vinhos fica famoso por vender milhões de garrafas adulteradas em casas de leilão dos Estados Unidos. Rudy modificava os vinhos misturando safras antigas com novas. Depois de levantar um montante expressivo de milhões e chamar a atenção das autoridades, o indonésio foi descoberto.
SOMM (2013)
O documentário relata a preparação de quatro sommeliers para a prova Master of Wine. É uma boa opção para quem quer entender um pouco mais da profissão e compreender fatores técnicos – terroir, análise sensorial e serviço –, necessários para conquistar o título de alto nível de especialista em vinhos. Mostra a rotina de estudos, dos treinos e de degustação para a preparação da prova. Tem um pouco de tensão, mas tem muito conteúdo. É de ficar encantando com a riqueza de detalhes que cada candidato descreve o vinho em taça.
PARA APROFUNDAR CONHECIMENTO
VINHOS DE BICICLETA
O canal no YouTube do sommelier Rodrigo Ferraz aborda assuntos de maneira fácil e simpática. Os vídeos duram em torno de sete a 10 minutos, são curtinhos para compreender bem o tema. Também têm títulos diretos, que explicam desde a produção de vinhos até características específicas de cada uma das variedades. Vale conferir também a série de entrevistas com personalidades. Nomes como Galvão Bueno, Carlos Cabral, Suzana Barelli e Didú Russo estão entre os convidados.
UM BRINDE AO VINHO
A segunda temporada da série da enóloga Cecilia Aldaz desbrava os vinhos e as regiões portuguesas. Cada episódio traz curiosidades, experiências e características do terroir português, com história, cultura e particularidades. Cada capítulo, com duração de 30 minutos, tem como título a região produtora. A dica é abrir um vinho do local e aproveitar o conteúdo.
CANAL DO PROFESSOR MARCELO VARGAS
Essa dica é para quem quer se aprofundar em conhecimentos sobre vinhos e regiões. Os vídeos são em formato de aula, com mapas, imagens e explicações como guia. Temas como merlot, nova era do barolo e vinhos da Alsácia estão entre os mais assistidos.