Três amigos moradores de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, se uniram para criar um projeto inovador: o primeiro vinho fino elaborado via financiamento coletivo no Brasil. O enólogo Alexandre Chaves, e os executivos Andrei Dalla Vecchia e Mouses Marcolin Fontoura, ambos colaboradores de uma das mais reconhecidas vinícolas do país, estão indo ao encontro da tendência mundial e buscam viabilizar a produção de um único rótulo premium.
Chaves diz que teve a sorte de descobrir o seu propósito de vida nos últimos anos: o de produzir vinhos que valorizem e renovem a tradição vitivinícola gaúcha.
- Estudei, adquiri experiência e comecei a fazer vinhos em casa no verão, dividindo o trabalho, o custo e as garrafas com os amigos. Como não nascemos em famílias produtoras, precisamos sempre começar o processo do zero. Então pensamos que se dividíssemos os custos com mais pessoas, poderíamos fazer um pouco mais e com mais qualidade -, comenta o enólogo.
Assim, surgiu a ideia de criar uma campanha de crowdfunding para a produção do próprio rótulo dos amigos. Com o valor que esperam arrecadar na campanha, vendendo metade da produção, o trio pretende comprar uvas melhores, barris de carvalho francês, alugar espaço dentro de uma vinícola, engarrafar e enviar o produto final para a casa dos apoiadores.
O resultado deve culminar na produção de 2 mil garrafas da bebida e, com isso, propiciar ao cliente ter conhecimento de todas as etapas da produção: da escolha das uvas até a entrega do produto final em sua casa.
As uvas que irão compor o blend serão selecionadas em Encruzilhada do Sul, no sudeste gaúcho, e processadas dentro das instalações da Bodega Czarnobay, na mesma cidade, de acordo com um rigoroso critério de qualidade observado por Alexandre Chaves para iniciar o seu projeto autoral, focado em produzir um único rótulo por safra.
- Somente uma parcela das garrafas será comercializada posteriormente fora da campanha de financiamento coletivo. A outra parte ficará guardada para envelhecimento por tempo indeterminado -, destaca o enólogo.
A campanha iniciou no dia 9 de novembro e terá duração de 60 dias. Os vinhos serão entregues no primeiro semestre de 2022. O projeto está sendo divulgado no Instagram @chaves_alexandre e realizado na plataforma da Kickante (kickante.com.br/campanhas/bodega-03-amigos). Ela permite pagamento parcelado e por boleto bancário.
O valor da garrafa será de R$ 150, que é o preço da cota; R$ 450 para três unidades com frete grátis; e R$ 900 para seis, também com a entrega por conta do fornecedor. Os 20 primeiros apoiadores que comprarem a caixa com seis garrafas receberão uma amostra do vinho no meio do ano de 2021 para uma degustação online, com o enólogo.