Os dias longos de verão são convidativos para tomar alguns drinks ao pôr-do-sol, seja na praia ou após o dia de trabalho. Além de coloridos e bonitos, muitas opções são refrescantes e com baixo teor alcoólico, superagradável para acompanhar diversos momentos.
Os queridinhos spritz italianos são bons exemplos. De proporção 3, 2, 1, são três partes de espumante prosecco ou branco brut, duas de bitter e uma de água com gás, servido no copo com bastante gelo. Eles são um clássico das praças italianas que invadiram o mundo. Spritz é uma técnica, é um modo de beber, é um jeito de veneziano de convidar para um aperitivo.
A adição da água com gás deixa o drink mais leve e dilui o álcool, fazendo com que não aqueçamos tanto o corpo. Os Spritzs mais conhecidos são o de Aperol e o de Campari, mas também pode ser utilizado cynar, limoncello, ramazzotti e até lillet.
Os drinks com suco de fruta também são a cara do verão: Mimosa, com metade suco de laranja e metade espumante brut, é aquela mistura perfeita para o brunch de sábado de sol ou para ser abrir os trabalhos do almoço. Já o Bellini - outro clássico italiano -, junta uma parte de suco de pêssego da estação com o espumante brut ou prosecco, sendo uma boa opção para o fim de tarde acompanhando de frutas e das cores do céu de verão.
Não podemos deixar os clássicos de lado. Aqui, um pouco mais de potência, mas sem deixar de lado o frescor. O French 75, por exemplo, é composto por gin, suco de limão e espumante brut, extremamente refrescante. Para quem prefere drink menos alcoólico, vale substituir o gin por água tônica, fica ótimo também.
Kir Royal, o clássico drink de licor de cassis com champagne servido numa taça flutê (taça longa de espumante), fica uma cor rosa avermelhado que dá muita vontade tomar! Neste também pode ocorrer a heresia de substituir champagne por espumante brut, fica a critério (e bolso) de cada um.
Por fim, não podemos esquecer do Negroni Sbagliato, que já foi uma releitura do clássico Negroni, onde substituiu o gin pelo espumante para dar mais leveza ao drink, servido com bastante gelo fica perfeito no início da noite acompanhada de umas azeitonas.
A coquetelaria é uma opção para quando queremos diversificar das cervejas e dos vinhos. Ela é versátil, policromática e bonita. Vai dos drinks secos aos doces, copos baixos a copos altos, é de se encantar assistindo os mixologistas preparando atrás do balção. Opções com espumantes ganhou bastante adeptos e curiosos, tanto que muitos drinks já têm suas versões em lata.
Então, que tal tomar um drink com espumante hoje?