O fim do verão se aproxima e a tendência é que comecemos a passar mais tempo em casa. Esse é o momento ideal para montar um barzinho na sala, mesmo que com poucas bebidas. Você pode começar pelas que mais gosta e, aos poucos, ir adquirindo outras e aumentando a variedade de drinks.
Conversamos com o Thiago Agranonik, sócio e responsável pela criação dos coquetéis da Capone Drinkeria, em Porto Alegre, para nos ajudar a listar bebidas e utensílios perfeitos para qualquer bartender amador.
Porém, antes precisamos lembrar que há três tipos de drinks:
- Batidos: drinks preparados na coqueteleira, ideal para quando os ingredientes possuem densidades muito diferentes ou quando se deseja diluir o gelo na bebida.
- Mexidos: drinks preparados no copo misturador (Mixing Glass), ideal para quando os ingredientes possuem densidades semelhantes.
- Montados: drinks preparados no copo em que serão servidos, ideal para quando os ingredientes possuem densidades iguais ou para fins estéticos.
DICAS DA CAPONE DRINKERIA
Utensílios:
- Coqueteleira Boston
- Mixing Glass
- Bailarina (colher de coquetelaria)
- Strainer (coador)
- Dosador
- Taças e copos On the Rocks
Para os drinks servidos sem gelo, como o Dry Martini e o Cosmopolitan, deve-se usar taças geladas. Quando vai gelo, não economize na quantidade. Se usar pouco, as bebidas gastarão mais "energia" para ficarem geladas, aguando o drink.
Bebidas:
- Vodka: por ser um destilado transparente e com sabor neutro, gera muitas opções de coquetéis.
- Gin: opte por um gin seco, assim conseguirá fazer desde um Gin Tônica até um Dry Martini.
- Rum: uma bebida acessível e que também gera vários drinks. Lembrando que cada rum tem o seu propósito. Pessoas que gostam de coquetéis “tropicais”, podem apostar em um rum envelhecido.
- Uísque: escolha dois estilos, um Blended e um Bourbon. Pode ser usado em drinks fortes, como o Boulevardier,ou até em algo mais doce, como o Penicillin.
- Licores: além de dar sabor ao coquetel, eles servem como agente aromatizante. A quantidade de opções no mercado é gigante, mas os mais usados são os de amêndoa, café e laranja.
- Vermute: o ideal é ter um seco e um tinto. Ao contrário do vermute branco seco, o tinto é usado para quebrar o sabor do álcool e para trazer propriedades aromáticas.
- Bitter: as bebidas amargas são usadas para quebrar o doce dos drinks. Aposte em um Aperol, Campari e/ou Fernet Branca.
Vale lembrar que você não precisa comprar tudo em uma única vez. A ideia aqui é planejar os drinks que deseja tomar e, aos poucos, ir adquirindo as bebidas. Assim, você não compra nada em excesso e aproveita para fazer testes de mixologia em casa!
Bons drinks!