Que a cerveja verde é um sucesso na Irlanda durante as comemorações de St. Patricks Day a gente já sabia. Mas você já ouviu a falar em cerveja azul? Pois é, essa é a nova aposta da cervejaria francesa Hoppy Urban Brew e que tem feito o maior sucesso e despertado a curiosidade dos consumidores na França.
A cor da bebida se dá a partir da adição do ficocianina, um componente presente na espirulina, uma alga verde-azulada, conhecida há milhares de anos. Ela é bastante consumida em função do seu alto valor nutricional e costuma se desenvolver em águas doces alcalinizadas, que ficam em regiões quentes.
A Line, como foi batizada, é resultado de uma parceria entre a cervejaria francesa e a Etika Spirulina, empresa produtora da espitulina, com o objetivo de popularizar as algas como suplementos alimentares, além, é claro, de criar uma cerveja artesanal diferenciada e que chamasse a atenção. Apesar da cor azulada, a cerveja é uma pale ale, com nível alcoólico de 3%.
De acordo com Xavier Delannoy, proprietário da fazenda que fornece a espirulina para a cervejaria, em entrevista para a Agência Reuters, a mistura foi alcançada depois de vários testes. Apesar de produzir a cor diferente, eles garantem que o componente não deixa nenhum gosto na bebida.
Cerca de 1,5 mil garrafas da Line já foram vendidas entre outubro e dezembro de 2021, a um preço médio de 3 euros — cerca de R$ 18. A Hoppy Urban Brew afirma que está se preparando para aumentar a produção neste ano.
LINE - CERVEJA DE ESPIRULINA
shop.easybeer.fr/
@hoppyurbanbrew