Há diferentes maneiras de fazer um bom chimarrão. E não importa se é para tomar de manhã bem cedo ou no final da tarde, o fato é que o chimarrão é a bebida característica dos gaúchos e ele tem um dia especial para ser comemorado, dia 24 de abril. Por mais que cada pessoa tenha seu modo particular de preparar o mate, algumas dicas são essenciais para manter a qualidade da bebida.
1. A CUIA
A cuia deve ter pescoço e estar bem seca. Para isso, lave somente com água e deixe-a deitada para secar. Assim, o oxigênio pode circular melhor dentro dela.
2. A BOMBA
A bomba deve ser preferencialmente de aço inoxidável, pois não dá gosto e não interfere no chimarrão. É a melhor em termos de custo-benefício.
3. A ÁGUA
Três fatores devem ser cuidados na água:
- Qualidade: a água deve ser mineral ou filtrada.
- Quantidade: igualmente importante, até porque, se houver pouca água o mate pode entupir. O certo é preencher a cuia com água até o pescoço.
- Temperatura da água: Deve estar em torno de 70 graus, para que não queime a erva, mantendo o sabor e as propriedades benéficas.
*Sugerimos que as pessoas tenham um termômetro para medir a temperatura da água correta.
4. A ERVA
É preciso cuidar a data de fabricação da erva, quanto mais nova, melhor. E sempre deve ser armazenada no freezer, por ser muito sensível e se modificar muito. O freezer consegue manter por mais de dois anos o odor e o sabor originais da erva-mate.
Há diferentes maneiras de fazer um bom chimarrão. A técnica destacada abaixo é a sugestão de Antônio Costaguta, assador e criador do projeto El Topador, e um seguidor da cultura gaúcha.
Modo de Preparo:
- Coloque erva até a altura do pescoço da cuia.
- Para formar o morro, tampe um lado da cuia com uma das mãos, ou com o auxílio de algum objeto, e deite-a de lado. Com isso, a erva se concentrará em um dos lados da cuia.
- Misture água quente (70 graus) com água e temperatura ambiente para deixar morna. Coloque-a no espaço não ocupado pela erva.
- Deixe a cuia inclinada no portacuia por até quatro minutos para cevar a erva. A água vai penetrar nela e manterá o morro firme.
- Segure a cuia na posição de sorver o mate e acrescente mais água quente até chegar na borda.
- Hora de colocar a bomba. Para isso, tampe a extremidade superior da bomba com o dedo para evitar a entrada de ar.
- Coloque a bomba no mate e ajeite na lateral para beber.
- Agora é só aproveitar seu chimarrão!
Feliz dia do chimarrão, gauchada!