Todo churrasco tem seu ponto positivo, né? Da carne na brasa aos acompanhamentos deliciosos, não tem lado ruim. Ainda assim, o churrasco à la carte tem uma vantagem: você pode montar o cardápio de acordo com a sua preferência, com a quantidade necessária para atender todas as pessoas da mesa.
Para valorizar esses momentos em volta do fogo, a prefeitura de Porto Alegre e o Destemperados lançaram o movimento Capital Mundial do Churrasco para certificar a cidade como um destino turístico para quem deseja viver experiências memoráveis, celebrando e cultuando as tradições e as raízes do Estado.
Porto Alegre conta com lugares que apostam nesse estilo de serviço, priorizando cortes especiais, feitos na hora. Confira nossa seleção de lugares da Capital que servem ótimas parrillas.
SANTO ANTÔNIO
O restaurante foi fundado em 1935 pelo casal de imigrantes italianos Antonio e Conchetta Aita e, desde então, ocupa o número 465 da Rua Doutor Timóteo, na Capital. O negócio surgiu como uma alternativa para quem trabalhava na região, para comer a típica comida italiana. O cardápio é extenso e dividido entre entradas, saladas, massas, churrasco, cortes premium, filés, frango, lombo de porco, peixes e acompanhamentos. Mas uma coisa é certa: não saia de lá sem provar a caipirinha Caetano, feita com limão e laranja.
Rua Doutor Timóteo, 465, no bairro Moinhos de Vento
@santoantoniorestaurante
KOMKA
O Komka existe há 52 anos e é um dos restaurantes mais clássicos da capital gaúcha, oferecendo um cardápio vasto que agrada aos mais diversos paladares, e com opções que já se tornaram ícones da cidade. A maionese tem aquele gostinho de infância e a polentinha dispensa apresentações. Além dos cortes clássicos como picanha, maminha e vazio, a casa ainda oferece um espeto que você não vai encontrar em qualquer lugar: o xixo, com alcatra, salsichão, lombo de porco, tomate e cebola.
Av. Bahia, 1.275, no bairro São Geraldo
@komkapoars
20BARRA9
O restaurante é movido completamente em torno de duas paixões que se completam: o fogo e a carne, trazendo uma leitura contemporânea para o nosso amado churrasco e para a parrilla. O menu conta com hambúrgueres, carnes, aperitivos, saladas, pratos para compartilhar, para comer sozinho, além de drinks, vinhos e cervejas. O matambrito de porco na brasa, com limão siciliano e farofa da casa e o purê de abóbora com pesto e queijo têm que estar entre as tuas escolhas, mas não deixe de dar uma olhada nos cortes especiais, como o Entrecôte Feedlot.
Av. João Wallig, 1.800, no bairro Passo d'Areia
Rua Frederico Mentz, 1.561, no bairro Navegantes
Rua Dinarte Ribeiro, 214, no bairro Moinhos de Vento
Av. Mauá, 1.050, no Centro Histórico
Av. Padre Cacique, 2.893, no bairro Cristal
@20barra9
COSTELA NO ROLETCHÊ
Na famosa churrasqueira, com um sistema de roletes que faz a carne girar continuamente e que dá nome ao lugar, são assados mais de 130 quilos de carne por dia, entre costela de gado leitão à pururuca, costela de suíno e paleta de cordeiro, todos servidas à mesa. O segredo para um corte sempre macio? Paciência. A casa assada todas as peças por, no mínimo, cinco horas. Para acompanhar, eles servem saladas de batata (à base de leite), rúcula, agrião, cebola, tomate, alface, feijão cavalo, arroz e pão.
Rua Marcílio Dias, 965, no bairro Menino Deus
@costelanoroletche
BARRANCO
Ir ao Barranco é um ritual semanal para muita gente, o lugar para onde se vai para tomar um chope bem gelado, comer sem pressa e ficar horas conversando. Tem comida a qualquer hora. Não tem como ir e não provar a polenta, bem fininha e supercrocante, que vem acompanhada de molhinhos especiais. O carrinho de salada, marca registrada da casa, vai te oferecer uma infinidade de possibilidade para acompanhar um bom corte. Falando neles: picanha, vazio, filé mignon e até mesmo galeto fazem parte do cardápio. Destaque para o coraçãozinho com cebola e o lombo coberto com queijo.
Av. Protásio Alves, 1.578, no bairro Petrópolis
@churrascariabarranco