A participação de Gracyanne Barbosa no documentário Belo: Perto Demais da Luz, lançado nesta quinta-feira (28), foi um pedido do cantor à ex-esposa. O bastidor é revelado no último episódio da produção, disponibilizada em quatro partes pelo Globoplay. Ao aceitar o pedido, ela diz ter alertado Belo de que não falaria nenhuma mentira, ao que ele concordou.
A participação da influenciadora é um dos pontos altos da produção. Em entrevista que transparece honestidade, ela confirma que traiu o cantor, com quem viveu uma relação de 16 anos, e expõe que outros motivos levaram o casamento ao fim.
— Ele mente. E ele mente compulsivamente, mente tudo o tempo todo. Não estou falando de relacionamento entre homem e mulher, esse nunca foi o nosso problema. Ele mente coisas insignificantes, mas é muito difícil você olhar para a pessoa no olho, sabendo da verdade, e ela olhar para você e mentir — diz Gracyanne.
Segundo ela, as mentiras foram o principal ponto de desgaste da relação. A ex-companheira de Belo revela que terminou o casamento amando o cantor, mas sem mais disposição para sempre pedir que ele falasse a verdade, e ainda cita outros incômodos com a personalidade do artista, principalmente quanto à relação dele com os filhos.
— Sabia que não ia conseguir chegar aqui e falar que o Belo é um bom pai. Ele não é, ele precisa resolver essas questões. "Ah, mas o Belo resolve os problemas dele". Não, ele mente. Eu não queria fazer isso, queria chegar aqui e dizer que ele é maravilhoso, que foi um casamento incrível. Foi um casamento incrível, mas ele mentiu para mim a vida inteira — afirma.
A notícia sobre a separação dos dois tomou conta dos portais em 18 de abril, um dia antes da estreia da turnê de Belo junto ao Soweto, seu antigo grupo, que está completando 30 anos. No show de abertura, diante de um Allianz Parque lotado, Belo chorou ao cantar as próprias músicas românticas. O momento viralizou nas redes sociais.
No documentário, o cantor revela a dificuldade que sentia ao estar no palco naquele período e brinca que "até o Belo chora com o Belo".
— Foram 16 anos com a Gracyanne e foi naquela semana que tudo aconteceu, a gente se separou. A minha emoção foi uma soma de sentimentos — conta ele. — Não tinha como eu fraquejar, deixar aquele povo todo, que estava com uma expectativa grande esperando. Eu acho que entreguei a minha verdade, meu coração, meu amor. Entreguei tudo ali — analisa.
Entretanto, segundo Gracyanne, os dois já estavam separados há bastante tempo. Na entrevista para o documentário, ela questiona a veracidade da emoção do ex-marido:
— Ele preferiu se manter calado, preferiu ir em um show maravilhoso e chorar. E aí eu não sei o motivo pelo qual ele chorou, mas ele preferiu deixar parecer que era por causa da separação. Não era. A gente já estava separado (...) Ele faz as coisas porque sabe que no final dão certo, e esse choro deu muito certo.
Para a ex-companheira, os problemas no comportamento do músico têm relação com "traumas não tratados". Ela detalha momentos delicados vividos enquanto os dois eram um casal, como quadros de depressão e síndrome do pânico enfrentados pelo cantor.
Na produção, afirma torcer pelo sucesso de Belo, mas opina que o crescimento dele depende da atenção que demandará às questões psicológicas:
— Eu não conheço nenhuma outra pessoa assim, que senta em um lugar e todo mundo se apaixona no mesmo instante. Porque ele é realmente maravilhoso, tem muitas qualidades. Quando ele conseguir cuidar da cabeça e juntar com a bênção que tem de ser esse artista tão grande e essa pessoa tão encantadora, ele vai voar por lugares que nunca imaginou. E é realmente o que ele merece.