Conhecido por interpretar o Seu Barriga em Chaves, Edgar Vivar, 75 anos, pediu ajuda ao Rio Grande do Sul em publicação feita no Instagram na quarta-feira (8). Na postagem, o ator fez um apelo para que os seus seguidores brasileiros colaborassem com o Estado, que enfrenta atualmente a maior catástrofe climática da história.
"Amigos do Brasil: Rio (Grande) do Sul precisa de sua ajuda", escreveu na legenda, atrapalhando-se com o nome do Estado. Vivar também compartilhou nos stories uma postagem da página Fórum Chaves, comunidade de fãs da série mexicana administrada por brasileiros e que existe desde 2009. O post explica brevemente a tragédia e fornece informações para doações via Pix para o Estado e para a Ação Cidadania.
O artista já esteve em Porto Alegre em pelo menos três oportunidades, em 2012, 2013 e 2016, para apresentar-se em espetáculos de comédia. Ele ainda voltou ao Brasil em 2018, para promover a estreia dos episódios de Chaves e Chapolin no Multishow. Atualmente, uma batalha judicial impede a exibição da série.
Vivar foi um dos artistas internacionais que se solidarizou com a situação extrema vivenciada pelo RS. Além dele, nomes como Viola Davis e a gaúcha Gisele Bündchen também se manifestaram em apoio à população atingida pela chuva. Considerada a maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul, a enchente já resultou em 107 vidas perdidas.