Diversos artistas internacionais se pronunciaram a respeito da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, fortemente atingido pelas enchentes, e usaram as suas redes sociais para pedir ajuda às vítimas no Estado. A modelo gaúcha Gisele Bündchen, a cantora Beyoncé, a banda Guns N' Roses, e o ator Vincent Martella, de Todo Mundo Odeia o Chris, foram alguns deles.
Gisele Bündchen
Natural de Horizontina, no interior do Estado, a modelo se sensibilizou pela situação de calamidade pública que os gaúchos vivem. Ea compartilhou fotos de antes e depois de cidades afetadas como Lajeado, Encantado e Porto Alegre, mostrando a magnitude da tragédia para seus 22 milhões de seguidores.
Gisele pediu orações e doações, "unindo o que temos, teremos muito". Todo o montante arrecadado no Fundo Emergencial Luz Alliance será destinado para as pessoas afetadas pela enchente.
Em um post explicativo nas redes sociais, o Fundo esclarece que foi criado pela modelo para fornecer ajuda humanitária às famílias necessitadas durante a pandemia no Brasil, mas depois passou a ser destinada a projetos de proteção e regeneração ambiental. "Neste momento, vai colaborar com as milhares de famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, estado natal de Gisele", ressalta.
Na quarta-feira (8), Gisele voltou às redes para explicar a tragédia que assola o RS e pediu ajuda a seu Estado Natal.
— Fortes chuvas inundaram cidades inteiras na maior parte do Estado. Não são uma ou duas cidades, são mais de 350 cidades afetadas (são 425 no momento). — Ninguém estava pronto para tanta devastação. Cidades estão isoladas, estradas e pontes estão destruídas. As pessoas não têm eletricidade, sem água limpa para beber. E muitos foram separados dos seus entes queridos — completa a modelo, emocionada.
Beyoncé
A fundação da cantora, a BeyGOOD, que atua no Brasil há 10 anos em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), emitiu uma nota sobre a calamidade nessa segunda-feira (6).
"O Brasil é querido pelo BeyGOOD e nosso trabalho no país começou há mais de 10 anos em parceria com a CUFA. Em dezembro do ano passado, realizamos uma pequena turnê lá, onde apoiamos 13 empreendedores através da Rota do Desfile Negro na cidade de São Paulo. Em seguida, escolhemos a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para receber bolsas de estudo através do nosso programa Bolsistas RENAISSANCE na cidade de Salvador (BA); e visitamos a CUFA no Rio de Janeiro e vimos em primeira mão o incrível trabalho que estão fazendo para impactar positivamente a comunidade", dizia o post.
A fundação esclareceu ainda que acredita no trabalho da CUFA, que "está no terreno ajudando aqueles afetados pela devastação das enchentes" e pediu doações através do pix no Brasil ou do Paypal internacionalmente através da conta doacoespaypal@cufa.org.br.
Guns N' Roses
A banda Guns N' Roses também demonstrou apoio aos afetados pela enchente. O perfil do grupo no Instagram repostou a imagem publicada pelo jornal The New York Times pedindo doações ao Fundo Luz Alliance, de Gisele Bündchen, em parceria com a Brazil Foundation.
"Estamos pensando em todos no Rio Grande do Sul enquanto enchentes históricas atingem o sul do Brasil, diz trecho do comunicado.
Metallica
A banda de heavy metal anunciou por meio de sua fundação, a All Within My Hands (AWMH), a doação de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 515 mil) às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O valor que será encaminhado para a Direct Relief, uma organização sem fins lucrativos que atua em parceria com a instituição.
De acordo com o anúncio, postado nas redes sociais na sexta-feira (10), a Organização Pan-Americana da Saúde organizará a logística para que o valor seja encaminhado ao Estado.
Vincent Martella
O ator de Todo Mundo Odeia o Chris Vincent Martella compartilhou o link da campanha solidária promovida pelo humorista Badin, o colono, que já soma mais de 60 milhões de reais. Ele também anunciou a saída de um avião com arrecadações de San Diego, nos Estados Unidos, rumo ao Rio Grande do Sul. Na publicação, ele fez pedidos de doações de cobertores, roupas de cama, toalhas, roupas, sapatos e itens de higiene pessoal.
Vincent alcançou dois milhões de seguidores com ajuda de um mutirão de fãs brasileiros e pretende visitar o país em julho.
Sung Hoon
Sabendo da tragédia que o Rio Grande do Sul enfrenta, o ator coreano Sung Hoon, que está vindo ao Brasil para divulgar o filme A Vingança do Casamento Perfeito, decidiu doar os lucros do evento, que ocorre em São Paulo na sexta-feira (10), para as vítimas das enchentes.
Viola Davis
A atriz norte-americana Viola Davis prestou solidariedade ao Rio Grande do Sul. Em vídeo publicado em seu perfil, ela mostrou os estragos na Ponte do Rio Taquari, que liga os municípios de Lajeado e Estrela. Ao som de Querência Amada, de Oswaldir & Carlos Magrão, ela disse estar rezando pelo povo gaúcho.
Louis Tomlinson
O ex-integrante da One Direction, que fará três apresentações no Brasil entre quarta (8) e domingo (12), também direcionou a atenção às vítimas da maior tragédia do Rio Grande do Sul e iniciou uma campanha de doações. Nos três shows de Louis Tomlinson no país, haverá espaço para coleta de mantimentos.
Edgar Vivar
Conhecido por interpretar o Seu Barriga em Chaves, Edgar Vivar também pediu ajuda ao Rio Grande do Sul. Na postagem, o ator fez um apelo para que os seus seguidores brasileiros colaborassem com o Estado.
Florinda Meza
Mais uma atriz do elenco de Chaves se manifestou em solidariedade aos gaúchos. Florinda Meza, intérprete de Dona Florinda, juntou-se à campanha do perfil Fórum Chaves, comunidade oficial de fãs da série no Brasil, e pediu doações para as vítimas das cheias no RS aos seguidores brasileiros e estrangeiros.
Artistas dos quadrinhos
Incluindo referências mundiais no setor, como Frank Miller e o brasileiro Rafael Grampá, ambos associados à DC Comics, a campanha Heroes for Brasil promove um grande leilão humanitário de obras para arrecadar dinheiro para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O evento ocorre de forma online neste sábado (11).