Edmilson Leite, mais conhecido como Coronel Leite e por suas participações em programas do canal Discovery Channel, como Desafio em Dose Dupla - Brasil e Desafio Celebridades, está no Rio Grande do Sul ajudando nos trabalhos de resgate e auxílios às vítimas atingidas pelas enchentes que assolam o Estado. Na noite dessa segunda-feira (6), o militar compartilhou em suas redes sociais que nunca havia visto uma adversidade como esta.
“Em 39 anos de Força Aérea Brasileira, destes 25 anos em esquadrões de resgate, eu nunca vivenciei uma tragédia de tamanha proporção”, escreveu.
Além da televisão, Leite é lembrado pela sua atuação na área de busca e salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB) do Rio de Janeiro. Ele esteve presente no resgate de tragédias que marcam a história do país, como o acidente do voo Gol 1907, em 2006, no Mato Grosso, e o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019.
O militar esteve em Porto Alegre e Canoas e tem compartilhado com seus seguidores imagens das buscas nas cidades:
— Os bombeiros não estão dando conta. É muita gente. É um cenário de guerra. As pessoas chegando, doações sendo entregues, cães soltos, bombeiros tentando atender, é muita gente. Muitos voluntários — contou em um vídeo gravado em frente à Arena do Grêmio, no qual mostra o trabalho de profissionais e voluntários em apoio às vítimas.
Nesse sentido, Coronel Leite ainda destacou em seu relato a solidariedade que observa entre as pessoas desde domingo (5), quando chegou no Estado. Além disso, ponderou a importância do coletivo neste momento.
"Maior que a tragédia é a solidariedade que estou vendo aqui. Tem muita gente ajudando. Você que está longe, ao invés de vir, procure um canal confiável para fazer uma doação. Sensibilize seu grupo… arrecade uma quantia e faça uma compra em algum lugar aqui da região. Mande entregar em um dos milhares pontos de arrecadação local", completou na publicação.
Nos realities Desafio em Dose Dupla - Brasil e Desafio Celebridades, Coronel Leite enfrentou diferentes desafios que buscaram demonstrar como sobreviver em áreas remotas.