O grande prêmio do Big Brother Brasil 24 não veio para Alegrete, mas o clima na cidade da Fronteira Oeste foi de vitória após o término do reality show na madrugada desta quarta-feira (17). Para os alegretenses, o gaúcho Matteus foi um verdadeiro campeão — mesmo que tenha ficado com o segundo lugar. O patamar mais alto do pódio foi conquistado pelo baiano Davi, enquanto a terceira colocação ficou com a amazonense Isabelle.
Em Alegrete, a população celebrou a trajetória construída pelo representante. Matteus levou a cultura do Rio Grande do Sul para o programa, falou aos colegas de confinamento sobre o orgulho que tem de sua cidade natal e colocou o município de cerca de 70 mil habitantes no mapa de todo o Brasil.
A ansiedade tomou conta da cidade quando o apresentador Tadeu Schmidt iniciou o discurso do anúncio do grande vencedor. Porém, quando o resultado foi mostrado no telão instalado no largo do centro cultural para a transmissão ao vivo, os milhares de alegretenses presentes engataram um minuto de aplausos, sem vez para o silêncio.
Houve lamento, é claro, mas prevaleceu o orgulho.
— Matteus é o campeão de Alegrete! — disse o apresentador da festa, sendo ovacionado pelos demais.
Torcida
Assim que Matteus foi confirmado como finalista da edição, na noite de domingo (14), Alegrete iniciou um grande mutirão de votos. Um QG foi montado no centro da cidade com voluntários auxiliando a população no processo de votação. Nesta terça, enquanto se concentravam no local de transmissão do programa, os alegretenses seguiram com os celulares em punho, votando a favor da vitória do conterrâneo. Houve distribuição gratuita de internet para garantir o acesso à votação, e o público votou até o último momento. Matteus não ganhou o prêmio principal, mas não faltou empenho da cidade.
Para assistir à final, os alegretenses começaram a chegar ao largo do centro cultural da cidade por volta das 19h. Em cadeiras de praia, foram se acomodando para assistir às atrações musicais que subiram ao palco antes do início do programa. A festa contou com shows da dupla Cristiano & Vinícius, do grupo Os Cumpadi e do grupo Os Chacreiros, entre outros artistas. O repertório privilegiou músicas cantadas no programa por Matteus, tal qual História dos Passarinhos, de Gildo de Freitas, e Do Fundo da Grota, de Baitaca. A invernada adulta do CTG Farroupilha, de Alegrete, apresentou a dança do pau de fita e encantou os presentes.
Dona Neuza, avó de Matteus, parou para assistir à apresentação dos dançarinos. A matriarca da família Amaral esteve presente na festa da torcida e atendeu a pedido de fotos dos fãs — sim, Dona Neuza virou uma celebridade em Alegrete. Contudo, quando a apresentação da invernada foi anunciada, a vó de Matteus fez questão de parar para assistir. Sentou-se bem em frente ao telão e ali seguiu até o final do programa.
Dona Neuza também viu de perto quando Neto Fagundes interpretou o Canto Alegretense. O momento foi transmitido ao vivo na Globo, assim como outros trechos da festa em Alegrete. Matteus pôde assistir à mobilização da cidade, ficou emocionado e levou à loucura os conterrâneos.
Outro momento que agitou os alegretenses foi o sorteio do potro criolo que havia sido anunciado como prêmio para quem votasse em Matteus. O animal foi sorteado pela organização da festa momentos antes do discurso final de Tadeu Schmidt. Elaine Fernandes foi a vencedora.
E assim, ao seu modo, Alegrete assistiu à grande final do BBB 24. Agora, o foco da cidade está em preparar uma grande festa para recepcionar Matteus, que pode até não ter ganhado R$ 2,92 milhões, mas conquistou o coração de todos os alegretenses.