O BBB 24 contará com um novo sistema de votação. A edição, que se inicia nesta segunda-feira (8), terá seus paredões definidos pela média ponderada de dois tipos de votos: o "voto da torcida", que poderá ser feito sem limitações, e o "voto único", restrito a um por CPF cadastrado. A novidade, na prática, vai frear o impacto que os mutirões das torcidas vinham tendo nos resultados do reality show.
Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (4), a direção do programa explicou o motivo da mudança. Conforme Boninho, diretor de gênero da atração, a alteração não tem relação com o boato de que robôs estariam sendo acionados pelas torcidas para promover votações em massa. O Big Boss do BBB descartou qualquer possibilidade de a prática ter ocorrido em alguma edição do programa:
— Não tem robô votando, de jeito nenhum. Eu não posso contar o que a gente faz (para garantir a segurança do sistema), mas isso daria chance de as pessoas entenderem. Para se ter ideia, o nosso serviço de informação trabalha, inclusive, na deep web. Temos até hacker trabalhando para a gente. Então, não existe e nem existirá nenhuma chance de ter robô.
Já Rodrigo Dourado, diretor artístico do reality show, confirmou que o novo sistema é uma resposta à insatisfação demonstrada por parte dos espectadores em relação ao meio atual de votação.
— O voto único vai ser superimportante para contemplar o público que quer sentar para assistir o programa, dar um voto e se sentir representado. E o voto da torcida é importante para nós, pois a gente não pode abrir mão dessa galera que é engajada, que faz os seus fandons e vira a noite votando — avalia Dourado. — A gente precisa escutar o nosso público. Se há uma insatisfação, a gente vai lá e atende.
Como será a votação no BBB 24
Na nova edição, o reality terá um sistema misto de votação. O público poderá votar de duas formas diferentes, ambas pelo Gshow.
A primeira é o “voto da torcida”, que será da mesma maneira das últimas edições: o usuário faz o login com sua conta Globo, a qual terá acesso por meio de um cadastro simples e gratuito, e poderá votar quantas vezes quiser.
A segunda opção de votação é o “voto único”, no qual o usuário deverá informar seu CPF, cuja autenticidade será verificada, e poderá votar uma única vez por paredão. Cada modelo de votação terá o peso de 50%. Sendo assim, o resultado final será a média ponderada dos dois formatos.