O especial de final de ano de Roberto Carlos será exibido na sexta-feira (22), depois de Terra e Paixão, na TV Globo. Entre os nomes que estarão ao lado do Rei no programa, como Fábio Jr. e Luísa Sonza, o que mais chama atenção é o do comediante Paulo Vieira.
Conhecido por ser humorista, o artista também tem uma carreira musical, mas a sua participação no show, de fato, é calcada na comédia. Ele, que sobe ao palco três vezes, faz um número de stand-up, no qual até o Rei é alvo de piadas — inclusive, Vieira pergunta se Roberto Carlos já mandou nudes (e recebe a resposta de "ainda não").
— Acho que é o sonho de qualquer criança que cresceu vendo televisão. A sensação que eu tenho é que, quando eu canto com o Roberto, eu entro na televisão. Faço várias coisas na TV, mas cantar com ele é uma das coisas mais televisivas que eu já fiz na minha vida — ressaltou o humorista, que ainda canta com o Rei Ilegal, Imoral ou Engorda.
Além de Paulo Vieira, Roberto Carlos já dividiu com outras personalidades curiosas o seu especial de final de ano da Globo — que ocorre desde 1974, não tendo sido realizado apenas duas vezes desde então: em 1999, por conta da saúde debilitada de sua então esposa, Maria Rita, e em 2020, devido à pandemia.
Apresentações inusitadas nos especiais de Roberto Carlos
Os Trapalhões - 1979
Nesse ano, o especial de Roberto Carlos teve como tema Circo Eletrônico. Por isso, o programa foi dedicado à comédia. Em um dos momentos, o Rei apareceu ao lado de Renato Aragão que, caracterizado como o músico, fez paródias de suas músicas. Depois, ainda, foi exibido um clipe de A Mamãe de Mamãe, versão de Amanhã de Manhã. Jô Soares, Chico Anysio e Agildo Ribeiro, entre outros nomes, também contracenaram com o astro da música naquele ano.
Diversos atores – 1992
Para interpretar a canção Eu Quero Apenas — aquela em que o cantor pede um milhão de amigos —, Roberto Carlos contou com o que a Globo tinha de melhor em seu elenco. No clipe, soltam a voz artistas como Fábio Assunção, Marisa Orth, Eduardo Galvão, Diogo Vilela, Vera Holtz, Marcelo Faria, Edson Celulari e Adriana Esteves.
Regina Casé - 1993
A atriz, durante o especial, interpretou uma fã que interrompe o show do Rei. Depois da encenação, porém, a dupla cantou um trecho de Emoções. Na ocasião, RC ainda disse que a amiga "cantava muito".
Rafael Braga – 1996
O especial daquele ano teve como grande destaque o Rei compartilhando uma história familiar. Ele contou que havia feito um teste de paternidade e descobriu que tinha mais um filho, Rafael Braga. Sob os aplausos da plateia, o novo herdeiro subiu ao palco e cantou As Curvas da Estrada de Santos com o pai.
MC Leozinho – 2006
Um dos momentos mais lembrados na internet de um dos especiais é o encontro do Rei com MC Leozinho no palco. A dupla, na época, cantou um dos hits do ano, o funk Ela Só Pensa em Beijar — sim, aquele do "se ela dança, eu danço" —, de Leozinho. Pouco depois, o funkeiro regravou um dos sucessos na voz de RC, Negro Gato, que chegou a ser tema de novela na Globo.
As Empreguetes - 2012
O sucesso da novela Cheias de Charme foi tanto que, no especial de 2012, as atrizes Taís Araújo, Isabelle Drummond, Leandra Leal, Cláudia Abreu e Titina Medeiros participaram do programa, interpretando a música É Meu, É Meu, É Meu. Ao final da apresentação, rolou até um beijo na boca do Rei por parte de Cláudia, interpretando a vilã Chayene.
Sophie Charlotte e Alexandre Nero – 2014
Ambos mostrando os lados musicais, Sophie e Nero fizeram duetos com o Rei no especial de 2014. Enquanto o ator — que estava em evidência por dar vida ao comendador José Alfredo na novela Império — cantou Mulher de 40, a atriz, que havia cantado Sua Estupidez em uma cena de O Rebu, repetiu a música ao lado de Roberto.