O reality show Round 6: O Desafio estreou em 22 de novembro na Netflix e, assim como a série que inspirou sua criação, tornou-se um sucesso imediato da plataforma. A competição levou para a vida real as dinâmicas de Round 6. Para o jogo, 456 pessoas de diferentes contextos, realidades e países foram selecionadas e concorrem a mais de US$ 4 milhões (cerca de R$ 19,5 milhões, na cotação atual).
Na trama original, os competidores que não vencessem as dinâmicas eram mortos. No reality, não há mortes, mas estão presentes o clima de tensão, os conflitos entre os participantes, alianças, traições, e uma necessária resistência física e mental para seguir na disputa.
Na semana passada, foram liberados os cinco primeiros episódios da competição, e nesta quarta-feira (29) entraram outros quatro capítulos. Confira algumas curiosidades, polêmicas e novidades que, até o momento, marcaram o desafio.
Como é o reality show?
Round 6: O Desafio é inspirado na série sul-coreana que se tornou um dos maiores sucesso da Netflix. Na competição, os participantes são submetidos a testes de diferentes naturezas, sendo desafiados a utilizarem lógica, força, precisão e concentração para superarem as provas.
Para o elenco da primeira edição do reality, foram escolhidas 456 pessoas de diferentes países. As filmagens ocorreram no Reino unido, em estúdios que replicaram os cenários da série.
Como são as eliminações?
Marcada por banhos de sangue, Round 6 apresentou desafios mortais, em que os competidores eram assassinados caso não fossem bem-sucedidos nos jogos. No reality show, os competidores são apenas eliminados, mas há a tentativa de simular as mortes da produção original.
Por exemplo, na produção de ficção, as pessoas eram mortas a tiros na brincadeira Batatinha Frita 1, 2, 3. Em O Desafio, tinta preta de um dispositivo simulam os disparos sob as camisetas dos participantes. Já em outras dinâmicas, os eliminados apenas são conduzidos até a porta de saída.
Quais são os jogos de Round 6: O Desafio?
O jogo faz uma mescla de dinâmicas inspiradas na série com novos desafios. O já mencionado Batatinha Frita 1, 2, 3, é uma das brincadeiras que foram adaptadas da produção original para o reality. Colmeia de açúcar, bolinhas de gude, cabo de guerra e ponto de que se quebra são outros desafios que irão aparecer na obra.
Mas os competidores que esperavam pelo mesmo roteiro da série de ficção foram surpreendidos. Certos de que o segundo jogo seria cabo de guerra, os participantes se organizaram em equipes pensando na força física dos integrantes. Mas ao entrarem na área, encontraram uma dinâmica que exigia sorte e estratégia: a batalha naval.
Novos pequenos desafios também aqueceram a competição, sendo responsáveis por alguns dos momentos mais tensos dos cinco primeiros episódios.
Quem é o brasileiro que participou?
Em 2022, quando a Netflix abriu a seleção para o reality show, 80 mil pessoas se inscreveram. Dentre eles, o cantor e estilista brasileiro Yohan Tanaka. O artista foi o único candidato do Brasil a passar no processo. Já fora do jogo, ele tem sido uma das vozes que questiona a seriedade e veracidade da competição.
As acusações já começam com o contrato para participar do jogo. Segundo Tanaka, para entrar na competição, foi preciso assinar um documento que ele considera "abusivíssimo". A declaração foi dada ao portal Notícias da TV.
O participante também acusa a produção do programa de manipular os resultados, de modo a manterem determinados jogadores por mais tempo na disputa. Mas o ponto mais polêmico envolve acusações de abusos e maus-tratos.
Ele conta que competidores passaram mal, em determinados jogos, mas a equipe de Round 6: O Desafio demorou a prestar atendimento para essas pessoas. O cantor também fala que alguns competidores eram beneficiados com idas ao banheiro durante dinâmicas, enquanto outros eram proibidos.
A Netflix não se posicionou sobre as acusações de Yohan Tanaka.
Por que os espectadores ficaram confusos?
Logo após o lançamento do reality show, muitos espectadores se mostram confusos com a produção. Isso porque pensaram se tratar de uma continuação da série original. Nas redes sociais, internautas relataram que ficaram empolgados para assistir à segunda temporada de Round 6, mas que se decepcionaram quando entenderam que se tratava de um reality.
A situação curiosa forçou a Netflix a esclarecer o caso. Nas redes sociais, a plataforma publicou um aviso onde, em tom cômico, escreveu: “Eu não acredito que eu preciso explicar isso". Na imagem, o informe diz que “Round 6: O Desafio não é uma continuidade da série e sim um REALITY SHOW com pessoas reais".