Amizades, alianças e trações. Em Round 6: O Desafio, novo reality show da Netflix, vale tudo para vencer o prêmio milionário. Inspirado na série sul-coreana, uma das produções de maior sucesso da plataforma, o programa estreou na quarta-feira (22).
A atração traz para a vida real a adrenalina e a tensão que permeiam cada episódio da série original. Para o elenco do desafio, 456 pessoas de diferentes contextos, realidades e países foram selecionadas. Ao longo da competição, os participantes terão de usar raciocínio lógico, agilidade, precisão e muita estratégia para driblar as etapas e, é claro, superar os demais concorrentes. Afinal, o programa permite apenas um grande vencedor.
O que se sabe sobre Round 6: O Desafio
Da série para o reality
Desafios marcantes da série de ficção também estarão no reality, a começar pelo viral Batatinha Frita 1, 2, 3. Logo após o lançamento de Round 6, o game que mostra uma sinistra boneca assassina chamou a atenção dos espectadores, tornando-se uma febre em debates na internet. Na trama, se um jogador é pego pelo olhar da personagem, é imediatamente morto com um tiro.
Já na competição, a brincadeira utiliza armas de tinta para eliminar os competidores que não cumprirem com os requisitos exigidos pela dinâmica.
O jogo com bolinhas de gude foi outro trazido para o reality. A atividade exige criatividade e astúcia dos competidores, pois são eles que decidem as regras desta etapa. Colmeia de Açúcar e a temida Ponte de Cristal também estão confirmados em Round 6: O Desafio.
Novos games
A competição também terá jogos que não constavam na série original. Em um deles, dois guardas escoltam uma caixa de vidro que armazena ursinhos. Sobre os brinquedos, paira uma garra de metal, na popular máquina de pegar bichinhos de pelúcia.
Prêmio milionário
"O maior prêmio em dinheiro da história de um reality show". A frase é narrada em um das prévias do reality. Isso porque em Round 6: O Desafio, o grande vencedor levará para casa um montante que soma mais de US$ 4 milhões (cerca de R$ 19,5 milhões, na cotação atual). Assim como na série sul-coreana, cada vez que uma pessoa é eliminada, o valor do prêmio aumenta.
Polêmicas
Devido ao tom distópico e cruel que Round 6 apresentou, o público reagiu com estranheza ao primeiro anúncio de que um reality show inspirado na trama seria realizado. Isso porque na série, as pessoas morrem se não conseguem passar pelos jogos.
É claro que ninguém morre ao participar de Round 6: O Desafio, mas relatos de participantes mostram que a produção não ficou isenta de perigos reais. As gravações se iniciaram em janeiro de 2023, no Reino Unido, e a medida que alguns eliminados foram se revelando, surgiram acusações contra a Netflix.
Segundo competidores relataram em entrevista à revista Rolling Stone, a equipe do programa os tratou com crueldade. Eles afirmaram que, logo no primeiro desafio, o da Batatinha Frita 1,2,3, tiveram de permanecer por cerca de nove horas em um galpão, obrigados a ficar imóveis por períodos de 30 minutos, sob frio intenso (uma fonte relata sensação de -10ºC). Cerca de 10 pessoas teriam desmaiado durante a competição e os paramédicos teriam demorado para atendê-los, pois os produtores estariam preocupados em como não "estragar as filmagens".
Além disso, participantes acusaram a produção de ter escolhido previamente quem seguiria na competição. Eles alegaram que muitos influenciadores digitais estavam no jogo e pareciam ter sido selecionados para permanecer no reality. Enquanto isso, outras pessoas usavam microfones falsos e eram eliminadas sem motivo aparente.
Ao comentar as acusações, a Netflix pontuou que foram "tomadas todas as precauções de segurança apropriadas, incluindo cuidados posteriores com os competidores" e ainda afirmou que "qualquer insinuação de que a competição é manipulada ou de danos graves aos competidores é simplesmente falsa".
Reality não é continuação da série
Após a estreia, algumas pessoas ficaram confusas sobre o reality ser ou não uma continuação da série original. Nas redes sociais, internautas relataram que ficaram empolgados para assistir à segunda temporada de Round 6, mas que se decepcionaram quando entenderam que se tratava de um reality.
Em uma publicação no Facebook, a Netflix afirmou que apesar da inspiração, trata-se de programas diferentes. "Eu não acredito que eu preciso explicar isso", escreveu.