O novo reality show da Netflix Brasil tem por premissa uma relação já folclórica na cultura brasileira: a de sogras e suas noras e genros.
Em Ilhados com a Sogra, seis casais são levados a uma ilha com a premissa de competir uns contra os outros por um prêmio de R$ 500 mil. Porém, logo na primeira prova, uma das sogras do casal já passa a fazer parte da dinâmica e deve ser “resgatada”. A partir daí, a grande reviravolta do programa: o filho ou filha da família saí da ilha, deixando sua mãe como dupla do genro ou nora durante a competição.
Com apresentação de Fernanda Souza, o programa chamou a atenção dos espectadores ao mostrar as dinâmicas de relacionamento que existem em muitas famílias — as sogras do reality já tinham uma relação prévia conturbada com os companheiros dos filhos.
Ao longo dos episódios, brigas e ofensas entre os participantes levantam questões sociais, como: racismo, machismo, homofobia e rivalidade feminina. Ainda assim, os participantes são capazes de evolução e alguns competidores conseguem mudar suas perspectivas.
Quem são as famílias participantes?
As equipes de casal e sogra são identificadas por cores.
Rosa: O casal Ana e Antonio Donatti e a mãe dele, Maria Cristina. Enquanto Ana trabalha como influencer, postando conteúdo sobre moda e humor, Antonio é gerente de projetos. A família é a única gaúcha do programa.
Roxo: Mayara Tenório e Thy Cesar e a sogra de Thy, Severina. Mayara é diretora, dançarina, atriz e compositora e puxa seu talento da mãe, Severina, que também é compositora de música. Thy trabalha com audiovisual e se encontra com a sogra pela primeira vez no reality.
Azul: Francine e Rodrigo se uniram à mãe dela, Maria Eliane. O casal é proprietário de uma marca que oferece aulas de surf e é muito conectado à natureza. Eles dividem a casa com a sogra, mais conhecida como Taninha.
Vermelho: Felipe e Vini Sassone competiram com a mãe de Vini, Maria do Socorro. A única família LGBT+ da competição é composta por um educador físico e um designer gráfico. Maria do Socorro é aposentada.
Verde: Thiago e Silvia Dunker participaram com a mãe dela, Márcia. Juntos há 18 anos, o casal tem duas filhas e são empresários.
Amarelo: Rodrigo e Thais Castro competiram ao lado da mãe dele, Rogéria. O casal é dono de uma sex shop, o que gera atritos com a sogra conservadora.
O reality estreou em outubro e tem todos os seus oito episódios disponíveis na plataforma de streaming.