A atriz Elizangela do Amaral Vergueiro, que morreu aos 68 anos nesta sexta-feira (3), vítima de uma parada cardiorrespiratória, interpretou personagens marcantes da televisão brasileira.
Relembre, abaixo, cinco papéis icônicos da artista ao longo de sua trajetória:
Locomotivas (1977)
Na primeira novela gravada em cores no horário das 19h, Elizangela interpretou Patrícia, baterista de uma banda independente.
Pedra sobre Pedra (1992)
Na trama, Elizangela vivia a extrovertida Rosemary Pontes, estereótipo de esposa de político e um dos primeiros personagens da televisão brasileira a utilizar um celular – que, para efeito cômico, raramente funcionava. Rosemary era casada com Ivonaldo Pontes (Marco Nanini), nora da vilã Gioconda (Eloísa Mafalda) e amante de Jorge Tadeu (Fábio Júnior).
Senhora do Destino (2004)
Em 2004, Elizangela viveu a ex-prostituta Djenane, amiga da vilã Nazaré na novela de Aguinaldo Silva.
A Força do Querer (2017)
No folhetim, que foi sucesso de audiência, a atriz interpretou Aurora, mãe de Bibi (vivida por Juliana Paes). Sua personagem sofreu ao ver a filha entrar para o mundo do crime, mas se manteve ao lado dela, mesmo quando a situação ficou complicada.
A Dona do Pedaço (2019)
Com 64 anos, Elizangela participou, pela primeira vez, uma novela escrita por Walcyr Carrasco. Foi seu último papel na televisão, como a dona de hotel Carmelinda.