George R. R. Martin, 74 anos, informou que seu contrato com a HBO foi suspenso no dia 1º de junho, em meio à greve dos roteiristas de Hollywood. O autor de As Crônicas de Gelo e Fogo firmou contrato com a emissora para o desenvolvimento de séries derivadas de Game of Thrones.
Em publicação feita em seu blog no sábado (22), Martin disse que a paralisação, que agora também inclui os atores, "é a mais importante" de sua vida. Ele também afirmou que tem "um mau pressentimento de que esta greve será longa e amarga".
"Estamos fazendo greve para os escritores iniciantes, os editores de histórias, os alunos que desejam entrar, o ator que tem quatro falas, o cara trabalhando em seu primeiro emprego, na equipe que sonha em criar seu próprio programa um dia, como eu fiz nos anos 80″, comenta o escritor.
Martin aproveitou a ocasião para explicar por que a segunda temporada de House of the Dragon continua sendo filmada, apesar da greve. A nova leva de episódios tem estreia prevista para 2024.
"Fui informado de que metade da segunda temporada já está pronta. Todos os roteiros foram finalizados meses antes da greve da WGA (Associação de Escritores da América, em tradução livre) ter início. Nada foi escrito desde então, até onde me consta", explicou o autor em seu blog. Ele ainda destacou que os atores participantes da série são do Reino Unido, da Espanha e de outros países, por isso são representados por outros sindicatos e podem não aderir à greve estabelecida nos Estados Unidos.
Os Ventos do Inverno
Na mesma publicação, Martin voltou a falar do sexto livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Originalmente, Os Ventos do Inverno estava previsto para ser lançado em 2016.
O escritor disse estar trabalhando "quase todos os dias" na obra. "Estou progredindo firmemente. Não tão rápido quanto eu gostaria, e certamente não tão rápido quanto vocês gostariam. Mas é um progresso, de qualquer forma", destacou.