O sonho da maioria dos fãs de um filme ou de uma série é estar dentro do universo retratado na produção. E, com o Tudum, da Netflix, o público está podendo experimentar um pouquinho da realidade dos seus personagens favoritos. No evento, que está sendo realizado no Pavilhão da Bienal, dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo, até domingo (18), a empresa de streaming leva pedacinhos de suas principais atrações, criando um grandioso multiverso — ou Netflixverso, como preferir. Todo este cenário foi apresentado para a imprensa antes de abrir ao público.
Entre diversas atividades, cenários para fotos e pessoas contratadas para se caracterizarem como os personagens, alguns pontos chamaram atenção ou pela fidelidade na reconstrução de espaços das produções ou pela criatividade dos jogos propostos. Por exemplo, no espaço dedicado a Resgate 2, o participante é içado por uma corda e precisa "extrair" (remetendo ao título original do longa, Extraction) um escudo do meio de escombros. O vencedor ganha um pôster do filme, além de sair da experiência se sentindo um pouquinho Chris Hemsworth.
As atrações foram espalhadas em três níveis da estrutura da Bienal. No ponto dedicado ao filme Agente Stone, os participantes escalam uma parede de led. O que chegar no topo primeiro vence o desafio. A produção, que estreia em agosto, coloca Gal Gadot como uma agente secreta que precisa enfrentar diversos percalços — incluindo, saltos de paraquedas no meio do deserto e outros desafios radicais. Também foi montado um enorme barco, na entrada do evento, para animar o público para a estreia da adaptação de One Piece.
No centro de tudo, um palco, rodeado de telas de led, recebe os atores e atrizes das produções da Netflix — como Arnold Schwarzenegger, de Fubar, Henry Cavill, de The Witcher, Maisa, de De Volta aos 15, Maitreyi Ramakrishnan, de Eu Nunca..., bem como o próprio Hemsworth, de Resgate 2, e Gal Gadot e Jamie Dornan, de Agente Stone. Tudo de graça.
Os grandes sucessos
Uma das produções mais bem-sucedidas da Netflix, a série sul-coreana Round 6 ganhou espaço de destaque no terceiro nível do evento. Por lá, o público pode participar da famosa disputa da "Batatinha Frita 1, 2, 3", vestindo, inclusive, as roupas dos personagens da série, enquanto tenta ficar imóveis frente à temida boneca gigante. Do outro lado, duas plataformas foram erguidas e, nelas, os participantes praticam um intenso cabo de guerra. Tudo isso sob os olhares dos vigias de macacões vermelhos com suas máscaras pretas e o enigmático quadrado branco.
Outro espaço que se destaca é o dedicado para Wandinha, fenômeno pop estrelado por Jenna Ortega — e o que não falta na atração são artistas representando a icônica personagem: tem Wandinha com o Mãozinha, Wandinha dançando, Wandinha tocando violoncelo. E todas emulando a personalidade da jovem a sério, com respostas sarcásticas e sem sorrisos para quem pede uma foto ou tenta puxar conversa. A reconstituição do quarto da protagonista é feita com grande esmero, recheada de detalhes e sendo totalmente acessível para os fãs. E ainda tem uma parte que remonta o baile no qual a filha dos Addams faz a sua excêntrica dancinha.
E, claro, um dos carros-chefes do serviço de streaming, Stranger Things tem o seu cantinho especial. No meio do último nível da Bienal, a Netflix instalou uma pista de patinação que remete a um dos momentos marcantes da quarta temporada da série. Qualquer um pode, tal qual os personagens do programa, patinar ao som de clássicos dos anos 1980. Ao lado, um cemitério está aberto para receber aqueles que querem tirar foto com a Max, bem como visitar o túmulo do saudoso Eddie Munson.
Ainda foi montada uma estrutura dividida em três para celebrar Cobra Kai. Em cada um dos espaços, um dos dojôs da série representa Miyagi-Do, Presas de Águia e o próprio Cobra Kai — e, dentro deles, atores dão treinamentos que condizem com cada escola. Vai desde se equilibrar em uma madeira em um clima de paz, passando por jogar bolinhas no aluno de maneira caótica até socar um boneco com extrema violência.
Queridinhos do público
As populares produções que aquecem os corações dos espectadores também marcam presença. A fachada do palácio de Bridgerton está montada logo na entrada do Tudum, com espaço para o público praticar um fino críquete nos jardins reais. Também está montada a fachada de um acolhedor café parisiense, para quem quiser posar tal qual a protagonista de Emily em Paris.
Existe, também, um estande especial para quem quer tentar o amor de sua vida. É o espaço de Casamento às Cegas, que conta com a dinâmica de um encontro sem poder ver quem é a pessoa que está do outro lado da parede. Se der match, a dupla sai do cenário e vai diretamente para um beijo em frente ao público.
Também existe uma réplica do posto de gasolina de Sex Education, onde um importante beijo da trama acontece, bem como um "bairro coreano", em que estandes de várias séries do país asiático estão presentes, de Uma Advogada Extraordinária a All of Us Are Dead, com um ônibus recheado de "zumbis".
Para quem sentir fome, uma praça de alimentação oferece comidas personalizadas das mais diversas séries — incluindo os famosos waffles da Eleven, de Stranger Things. Quem quiser levar para casa alguma lembrança do seu programa favorito, pode contar com uma grande loja, que vende desde camisetas até almofadas. Tudo pensado para alegrar os fãs e fazer com que eles se esqueçam do polêmico fim do compartilhamento de senhas. E, enquanto se está dentro do espaço, realmente funciona.