É difícil ligar a televisão ou acessar a internet atualmente e não dar de cara com Rafael Portugal. O humorista está por tudo, seja em canais abertos ou fechados, nas redes sociais ou nas plataformas de vídeos. Mas para quem quer rir com ele de pertinho, o artista carioca chega a Porto Alegre neste sábado (17), para duas apresentações de seu show de stand-up comedy Eu Comigo Mesmo, no Teatro do Bourbon Country, às 19h e às 21h.
Em seu número, o humorista transforma histórias que ocorreram em sua vida em comédia, como no dia em que ele se alistou no Exército, mas não tinha nenhuma noção do que iria acontecer lá dentro. O resultado, é claro, é hilariante. Portugal ainda resgata trechos de sua adolescência na praia, bem como os perrengues que vivenciava dentro dos trens do Rio de Janeiro, entre outras situações do cotidiano.
— Eu adoro fazer stand-up. Achei que não conseguiria, mas com a ajuda da minha esposa (Vaneli Portugal), fui colocando em ordem algumas histórias da minha vida e, depois, meu produtor teatral (Sérgio Sayd) foi opinando e dando bons toques. Alguns amigos que são do stand-up, como o Afonso Padilha e o Nando Vianna, me ajudaram também, colocando em ordem algumas histórias. Eu tenho a sorte de ter como amigos os melhores do stand-up da minha geração — diz Portugal.
O humorista de 38 anos enfatiza que as histórias que ele leva para o palco são de sua vida, mas que, por serem recheadas de perrengues do dia a dia, causam identificação com muitas outras pessoas. E isso, segundo o artista, faz de seu show um encontro "engraçado e gostoso de se assistir" — pelo menos, é o que ele afirma que dizem para ele após as suas apresentações. Mas como conseguir fazer graça até do que poderia ser encarado com tristeza? Portugal explica:
— Eu acho que é a maneira que você conta. O ser humano adora rir das suas desgraças passadas e resolvidas. Passou e, se passou, está ótimo. Quando estamos naquele momento em que já podemos rir da situação, é um alívio. E tenho total liberdade para ir mudando, colocando mais coisas e deixando cada vez mais a história rica em detalhes reais e, às vezes, nem tão reais assim, mas que, no fundo, poderiam ser.
Tempo de Portugal
O humorista começou a ficar conhecido nacionalmente após passar a integrar o canal Porta dos Fundos, no YouTube, em 2015 — e ele segue por lá até hoje. Porém, em paralelo, equilibra diversas outras atividades. Desde 2017, é integrante fixo do programa humorístico A Culpa é do Cabral, da emissora fechada Comedy Central.
Mas Portugal estourou mesmo em 2020, quando passou a apresentar o quadro CAT BBB, do Big Brother Brasil, da TV Globo — ele ficou no cargo até 2021. A partir disso, o humorista se tornou onipresente, sendo figurinha carimbada desde comerciais, passando por série até chegar a filmes — inclusive, em 2022, foi coprotagonista da comédia Juntos e Enrolados, ao lado de Cacau Protásio. Porém, o artista diz que a sua prioridade é o teatro:
— Eu amo estar no palco e minha agenda se organiza através do teatro. Então, na verdade, tudo que vai entrando de trabalho é que vai se adaptando às minhas datas já fechadas de shows. E isso acontece há mais de cinco anos.
De acordo com Portugal, todos os espaços que vem conquistando vão surgindo naturalmente, e os acertos em sua carreira são puramente pelo seu próprio feeling. Ao receber um convite, apenas sente se vai ser uma aposta boa ou não de se fazer — e destaca que não fica pensando muito no assunto, só vai deixando acontecer. Assim, mostra que o jeitinho tranquilo que apresenta no palco, na televisão, no cinema ou na internet também vai guiando a sua vida. E está dando certo, visto que este carioca está cada vez mais nacional.
Rafael Portugal – Eu Comigo Mesmo
- Neste sábado (17), em duas sessões, às 19h e às 21h, no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), em Porto Alegre.
- Classificação: 14 anos.
- Ingressos: em primeiro lote, a partir de R$ 120 (inteiro) ou R$ 72 (solidário, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível).
- Desconto de 50% de desconto para os 50 primeiros sócios do Clube do Assinante com acompanhante e 10% para os demais.
- Ponto de venda sem taxa: Bilheteria do Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), das 13h às 21h. Pontos de venda com taxa: pelo site uhuu.com.